Lápis cor de pele x A pele que eu tenho: projeto Consciência Negra na educação infantil
Keywords:
Educação Infantil, Consciência Negra, Educação FísicaAbstract
Este texto relata parte do Projeto Consciência Negra, realizado nas aulas de Educação Física na Educação Infantil de uma escola da rede pública de ensino de Goiânia-GO. O objetivo geral foi possibilitar a vivência e a experiência com elementos da cultura africana e brasileira, bem como com a literatura de autoria de pessoas negras. Para isso, buscou-se refletir sobre o “lápis cor de pele” e a diversidade de tonalidades de pele. Neste trabalho, é apresentado de forma detalhada uma das atividades envolvendo o livro da autora bell hooks intitulado “A pele que eu tenho” que fomentou diálogos sobre a diversidade de tons de pele e sobre as diferenças.
Skin-colored pencil x The skin I have: Black Consciousness project in early childhood education
Abstract
This text reports part of the Black Consciousness Project, carried out in Physical Education classes in Early Childhood Education of a public school in Goiânia-GO, Brazil. The general objective was to enable the experience with elements of African and Brazilian culture, as well as with literature authored by black people. To this end, we sought to reflect on the "skin-colored pencil" and the diversity of skin tones. In this work, one of the activities involving the book by the author bell hooks entitled The skin I have is presented in detail, which fostered dialogues about the diversity of skin tones and differences.
Keywords: Early Childhood Education. Black Consciousness. Physical Education.