Desenvolvendo gosto científico no ensino médio através de práticas experimentais: Laboratório de Física do CEMEB
Keywords:
Ensino de Ciências, Prática Experimental, Ensino por Investigação, Ensino Médio, FísicaAbstract
O ensino de ciências na educação básica, geralmente, acontece de forma tradicional: exposição, fixação, exercícios, leis e fórmulas. A atividade de laboratório é uma alternativa para uma aprendizagem significativa dos estudantes. Por outro lado, realizar algumas etapas dos experimentos da mesma forma que os cientistas faziam, apenas como uma repetição, não permite o processo de investigação, omitindo o conhecimento que os cientistas percorreram para determinar as teorias. O processo investigativo precisa ser utilizado durante as práticas experimentais, a participação dos estudantes nas discussões possibilita construção de juízo sobre problemas do dia a dia. Este trabalho se baseia nas aulas experimentais desenvolvidas no Centro de Ensino Médio Elefante Branco (CEMEB), Asa Sul, durante a disciplina de física da 2ª série do Ensino Médio. As aulas práticas experimentais com materiais de baixo custo foram aplicadas durante o primeiro semestre de 2023 com auxílio dos estudantes de Física Licenciatura da Universidade de Brasília (UnB), como parte das atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da UnB. A partir de um roteiro experimental elaborado pelos pibidianos e professor, os estudantes da 2ª série confeccionaram relatórios com os dados obtidos e discussões geradas pela investigação dos fenômenos experimentados. Neste artigo, apresentamos aqui a metodologia utilizada com abordagem prática e os resultados obtidos pelos estudantes do CEMEB, elencamos discussões interessantes sobre estes resultados, identificando a importância das práticas experimentais no ensino de ciências.
Developing a Scientific Interest in High School through Experimental Practices: Physics Laboratory at CEMEB
Abstract
The teaching of science in basic education generally occurs in a traditional way: exposition, consolidation, exercises, laws, and formulas. Laboratory activities provide an alternative for students to achieve meaningful learning. However, simply replicating some steps of experiments as scientists did, without engaging in the investigative process, overlooks the knowledge and reasoning scientists used to determine theories. The process needs to be utilized during experimental practices, and student participation in discussions enables the development of judgment regarding everyday problems. This work is based on experimental classes conducted at the Elefante Branco High School (CEMEB), Brasília-DF, during the physics course of the 2nd year of high school. Practical experimental classes with low-cost materials were implemented during the first semester of 2023 with the assistance of Physics Education students from the University of Brasília (UnB), as part of the activities of the Institutional Program for the Initiation of Teaching Scholarship (PIBID) of UnB. Based on an experimental script developed by PIBID students and the teacher, the 2nd-year students prepared reports with data and discussions generated by the investigation of experienced phenomena. In this article, we present the methodology used with a practical approach and the results obtained by CEMEB students. We list interesting discussions on these results, identifying the importance of experimental practices in science education.
Keywords: Science Education. Experimental Practice. Inquiry-Based Teaching. High School. Physics.