Projeto sustentável educacional: estação fotovoltaica de fornecimento de internet para atividades pedagógicas

Authors

  • Victor Hugo Costa das Neves CEL/CREPP/SEEDF
  • Victória Geovana Tavares de Albuquerque CEL/CREPP/SEEDF
  • Luiz Mário Araújo de Souza CEL/CREPP/SEEDF
  • Vitor Rios Valdez SEEDF
  • Fernanda Mac-Ginity SEEDF

Keywords:

Energia fotovoltaica, Práticas pedagógicas, Sustentabilidade

Abstract

O Centro Educacional do Lago - CEL em Brasília (DF) atende estudantes de baixa renda, enfatizando uma educação integral e uso de tecnologia digital. No entanto, o acesso limitado à internet durante as aulas cria desafios para os professores. Apesar da maioria dos alunos possuir celulares, apenas uma minoria tem acesso à internet, o que restringe o uso efetivo de recursos digitais no ensino. Entendendo que esta realidade pode ser a mesma ou até pior em escolas públicas brasileiras, surge a proposta de um roteador de internet móvel fotovoltaico. O objetivo do projeto é fornecer internet para estudantes de escolas públicas de forma a permitir a realização de atividades digitais e dar subsídios para práticas pedagógicas de professores, de forma ecologicamente sustentável, autossuficiente. Uma vez constatado o problema, e partindo de um grupo controle e de um experimental para nortear o projeto, hipotetizou-se que, por meio de uma placa solar, um tablet e outros circuitos embutidos em um carrinho, a internet se tornaria mais acessível para estudantes e professores em toda escola. Como resultado do estudo, observou-se uma melhora nas aulas, com alunos mais engajados, e uma grande mobilidade de internet para os locais de interesse da comunidade escolar.

Project Sustainable Education: photovoltaic station of internet supply for educational activities

Abstract
The Centro Educacional do Lago - CEL in Brasília (DF) serves low-income students, emphasizing comprehensive education and the use of digital technology. However, limited access to the internet during classes poses challenges for teachers. Despite the majority of students owning cell phones, only a minority have internet access, which restricts the effective use of digital resources in teaching. Understanding that this reality may be the same or even worse in Brazilian public schools, the proposal for a photovoltaic mobile internet router emerges. The project's objective is to provide internet access to public school students in order to enable digital activities and support teachers' pedagogical practices in an environmentally sustainable, self-sufficient manner. Once the problem was identified, and using a control group and an experimental group to guide the project, it was hypothesized that, through a solar panel, a tablet and other circuits embedded in a cart, the internet would become more accessible to students and teachers throughout the school. As a result of the study, an improvement in classes was observed, with more engaged students, and greater internet mobility to locations of interest for the school community.

Keywords: Photovoltaic energy. Pedagogical practices. Sustainability.

Author Biographies

Victor Hugo Costa das Neves , CEL/CREPP/SEEDF

Estudante do terceiro ano do Ensino Médio em Tempo Integral do Centro Educacional do Lago – CEL da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Victória Geovana Tavares de Albuquerque , CEL/CREPP/SEEDF

Estudante do terceiro ano do Ensino Médio em Tempo Integral do Centro Educacional do Lago – CEL da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Luiz Mário Araújo de Souza , CEL/CREPP/SEEDF

Estudante do terceiro ano do Ensino Médio em Tempo Integral do Centro Educacional do Lago – CEL da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Vitor Rios Valdez, SEEDF

Graduado em Ciências Biológicas e mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de Brasília. É professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Fernanda Mac-Ginity, SEEDF

Graduada em Ciências Sociais, mestra em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade de Brasília. É professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Published

2023-12-31