NaMoral Game como experiência pedagógica para o desenvolvimento de valores sociomorais em adolescentes

Authors

  • Aimeê Eduarda Vieira Borges UDF
  • Isadora Maia de Freitas CED 308 Recanto das Emas/SEEDF
  • Samuel de Jesus Araújo Silva CED 308 Recanto das Emas/SEEDF
  • Maria Auristela Barbosa Alves de Miranda SEEDF
  • Suliane Beatriz Rauber MPDFT

Keywords:

Integridade, Adolescência, Desenvolvimento moral, Raciocínio Sociomoral

Abstract

A moral, presente na formação humana que ocorre ao longo da vida, é entendida como a legislação que norteia os valores e as motivações básicas da ação e da conduta humana. O desenvolvimento do raciocínio moral na infância e adolescência é importante para a construção de valores sociomorais. O presente estudo teve como objetivo investigar a maturidade do raciocínio moral de estudantes que participaram do projeto NaMoral Game, idealizado pelo MPDFT. Trata-se de um estudo qualitativo e quantitativo, com desenho transversal, que envolveu 17 estudantes da 1ª série do Ensino Médio do Centro Educacional 308 do Recanto das Emas (CED 308), que participaram do NaMoral Game em 2022. Para coleta de dados foi elaborado um questionário no Google Forms e disponibilizado aos estudantes através da rede social Whatsapp. Os resultados apontaram que estudantes que participaram do NaMoral Game se encontram, de acordo com a teoria de Lawrence Kohlberg, nos quartos e quintos estágios morais segundo as características analisadas nas respostas de autorrelato. Mediante estas informações, pode-se notar que o projeto NaMoral tem a possibilidade de se tornar uma ferramenta capaz de impulsionar o desenvolvimento do raciocínio moral dos adolescentes.

NaMoral Game as a pedagogical experience for the development of sociomoral values in adolescents

Abstract
Morality, part of human formation that occurs throughout life, is understood as “rules, laws, norms, values and motivations that govern human action and conduct”. The development of moral reasoning in childhood and adolescence is important for the construction of sociomoral values. The present study aims to investigate the maturity of the moral reasoning of students who participated in the NaMoral Game project, created by the MPDFT. This is a qualitative and quantitative study, with a cross-sectional design, which involved 17 students from the 1st year of high school at CED 308 Recanto das Emas, who participated in the NaMoral Game in 2022. For data collection, a questionnaire was created on Google Forms and made available to students through WhatsApp. The results showed that students who participated in the NaMoral Game are in the 4th and 5th moral stages, considering the self-report. This may be a tool capable of boosting the development of moral reasoning in adolescents.
Keywords: Integrity. Adolescence. Moral Development. Sociomoral Reasoning.


Author Biographies

Aimeê Eduarda Vieira Borges, UDF

Estudante de Psicologia no Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal - UDF e estagiária do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT)

Isadora Maia de Freitas , CED 308 Recanto das Emas/SEEDF

Estudante do 1º ano do Ensino Médio no CED 308 Recanto das Emas da Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal

Samuel de Jesus Araújo Silva, CED 308 Recanto das Emas/SEEDF

Estudante do 1º ano do Ensino Médio no CED 308 Recanto das Emas da Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal

Maria Auristela Barbosa Alves de Miranda, SEEDF

Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal - SEEDF

Suliane Beatriz Rauber, MPDFT

Coordenadora Pedagógica do NaMoral no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios

Published

2023-12-31