As cores da natureza
uma experiência com a produção de tintas naturais na educação infantil
Keywords:
Arte, Cores, Experiências, Descobertas, Educação InfantilAbstract
Pretende-se com esse relato de experiência dialogar sobre uma vivência com as cores que podem ser extraídas de elementos da natureza. O objetivo é levar as crianças à descoberta dos processos envolvidos na extração das cores de elementos da natureza, bem como da produção de tintas naturais, além de estimular a criatividade e expressão artística por meio do desenho e da pintura com as cores produzidas. Para tal, foram realizadas rodas de conversas, nas quais foram discutidos assuntos relacionados ao tema; foram realizadas caminhadas pelos arredores da instituição para observar as cores na natureza; coleta de elementos da natureza durante a caminhada; produção de tintas com os elementos naturais coletados; pinturas e desenhos com as tintas produzidas. Cada etapa foi seguida por roda de conversa para discussão e consolidação das descobertas realizadas. A revisão bibliográfica apontou para alguns documentos legais que norteiam a educação infantil e que discutem a importância de projetos de investigação na educação infantil, bem como a importância da professora mediadora dos processos de aprendizagem. Como procedimento metodológico foram utilizados a observação, rodas de conversa e registros fotográficos. Os resultados apontaram para um maior engajamento das crianças ao vivenciar um processo com início, meio e fim. Apontaram ainda para aprendizagens mais significativas ao colocar a criança como protagonista e colaboradora na construção do conhecimento.
Abstract: This experience describes an experience with colors that can be extracted from elements of nature. The objective is to lead children to the discovery of the processes involved in the extraction of colors from elements of nature, as well as the production of natural paints, and also, to stimulate creativity and artistic expression through drawing and painting with the colors produced. To this end, conversation circles were held, in which subjects related to the theme were discussed; walks were carried out around the institution to observe the colors in nature; collection of elements from nature during the walk; production of paints with collected natural elements; paints and drawings with the inks produced. Each step was followed by a conversation circle to discuss and consolidate the findings. The bibliographic review pointed to some legal documents that guide early childhood education and that discuss the importance of research projects in early childhood education, as well as the importance of the teacher as a mediator of the learning processes. As a methodological procedure, observation, conversation circles and photographic records were used. The results pointed to a greater engagement of children when experiencing a process with a beginning, middle and end. They also pointed to more significant learning by placing the child as a protagonist and collaborator in the construction of knowledge.
Keywords: Art. Colors. Experiences. Discoveries. Child education.