As emoções do Cerrado sob a perspectiva da Educação Inclusiva: um projeto de educação socioambiental com estudantes com deficiência

Autores

  • Adryan Lacerda de Oliveira Estudante do Centro de Ensino Fundamental 16 de Taguatinga
  • Adriano Santana de Paula Oliveira Estudante do Centro de Ensino Fundamental 16 de Taguatinga
  • Calebe Oliveira Silva Estudante do Centro de Ensino Fundamental 16 de Taguatinga
  • Esthevão Caetano da Silva Estudante do Centro de Ensino Fundamental 16 de Taguatinga
  • Ana Caroline Barbosa Filgueira Professora de Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Miriam Ferreira Leal Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
  • Fernando dos Santos Fournier Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Palavras-chave:

Cerrado. , Deficiência Intelectual, Desenvolvimento socioemocional. , Educação Inclusiva. , Metodologias lúdicas, Transtorno do Espectro Autista.

Resumo

O presente trabalho relata uma experiência pedagógica desenvolvida com estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Deficiência Intelectual (DI) no Centro de Ensino Fundamental 16 de Taguatinga – Colégio Cívico Militar do Distrito Federal, utilizando o bioma Cerrado como recurso metafórico e sensorial para o reconhecimento e expressão de emoções. O projeto propôs atividades interdisciplinares envolvendo contação de histórias, criação artística com tangram, construção de mapas afetivos e a Janela das Emoções, mediando o desenvolvimento das funções psicológicas superiores por meio de experiências concretas e simbólicas. Ao longo de seis meses, estudantes participaram das ações, revelando avanços significativos na ampliação do vocabulário emocional, na autorregulação e nas interações sociais. O uso de animais do Cerrado como metáforas emocionais permitiu que as crianças se vissem refletidas em narrativas da natureza, promovendo o pertencimento e o engajamento. Os resultados apontam para a potência de metodologias sensíveis e contextualizadas, que consideram os tempos e modos de aprendizagem de cada sujeito. A apresentação do projeto por estudantes no 13° Circuito de Ciências reafirmou sua dimensão inclusiva e transformadora. A experiência demonstrou que a verdadeira inclusão se constrói com escuta, sensibilidade e valorização dos saberes locais, confirmando a relevância do bioma como mediador simbólico e afetivo na educação especial.

Biografia do Autor

Adryan Lacerda de Oliveira, Estudante do Centro de Ensino Fundamental 16 de Taguatinga

Estudante do Centro de Ensino Fundamental 16 de Taguatinga

Adriano Santana de Paula Oliveira, Estudante do Centro de Ensino Fundamental 16 de Taguatinga

Estudante do Centro de Ensino Fundamental 16 de Taguatinga.

Calebe Oliveira Silva, Estudante do Centro de Ensino Fundamental 16 de Taguatinga

Estudante do Centro de Ensino Fundamental 16 de Taguatinga

Esthevão Caetano da Silva, Estudante do Centro de Ensino Fundamental 16 de Taguatinga

Estudante do Centro de Ensino Fundamental 16 de Taguatinga.

Ana Caroline Barbosa Filgueira, Professora de Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Professora de Arte na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Graduada em Artes Plásticas (Licenciatura) na Universidade de Brasília. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Conexão. Especialista em Arteterapia pela Universidade Cândido Mendes. Especialista e Educação Inclusiva pela Faculdade UNISABER.

Miriam Ferreira Leal, Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Professora da Área de Humanas no Atendimento Educacional Especializado na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Graduada em História (Licenciatura) pela União Pioneira de Integração Social (UPIS). Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Fênix. Especialista em Análise do Comportamento Aplicado ao Autismo pela Faculdade Metropolitana.

Fernando dos Santos Fournier, Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Professor da Área de Exatas no Atendimento Educacional Especializado na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Graduado em Matemática pela Universidade Católica de Brasília. Especialista em Avaliação Formativa pela Universidade de Brasília.

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Publicado

2025-11-05