NaMoral em tempo integral: experiência gamificada para os anos finais do ensino fundamental

Autores

  • Marcos Paulo Teixeira de Almeida SEEDF https://orcid.org/0000-0001-6130-3433
  • Ana Júlia Gomes Andrade CEF 03 de Planaltina/SEEDF
  • Tarso André Vieira Loiola Alves CEF 03 de Planaltina/SEEDF
  • Thayssa Silva Rocha CEF 03 de Planaltina/SEEDF
  • Vitória Patrícia Costa Macedo CEF 03 de Planaltina/SEEDF

Palavras-chave:

NaMoral, Educação em tempo integral, Planaltina, Anos Finais, Integridade, Gamificação

Resumo

Este artigo propõe o projeto NaMoral como meio de promover a cidadania e integridade anos finais do ensino fundamental. É descrita parte da experiência deste projeto como disciplina em uma escola em tempo integral de 6º a 9º ano. Para isso, estudantes que se destacaram no projeto registraram o que experimentaram nos principais eventos e completaram com o feedback das opiniões expostas pelos colegas. Com a intenção de ajudar o leitor a compreender a metodologia do NaMoral, há breves explicações de como funciona cada etapa do projeto, além de explicar a fundamentação teórica, em especial as três integridades e a gamificação. Espera-se que este texto sirva não só de divulgação dos esforços que os estudantes empregaram durante todo o ano letivo, mas também a todos os professores e gestores interessados em trazer para as suas escolas o NaMoral como um projeto que possibilita discussões sobre o bem comum e o que devemos uns aos outros.

Full-time NaMoral: experience of a gamification project for middle school

Abstract
This article proposes NaMoral project as a way to promote citizenship and integrity from 6th to 9th grade in Brazilian fundamental education. It is described part of the experience of this project as a subject in a full-time school. To this end, students who stood out in the project wrote down what they experienced at the main events and provided feedback on the opinions expressed by their colleagues. With the intention of helping the reader understand the NaMoral methodology, there are brief explanations of how each stage of the project works, in addition to explaining the theoretical foundation, especially the three integrities and gamification. It is hoped that this text will serve not only to publicize the efforts that students made throughout the school year but also to all teachers and managers interested in bringing NaMoral to their schools as a project that enables discussions about the common good and what we owe each other.

Keywords: NaMoral. Full-time education. Planaltina. Middle school. Integrity. Gamification.

Biografia do Autor

Marcos Paulo Teixeira de Almeida, SEEDF

Mestre em História Social pelo programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasília (UnB). Licenciado e Bacharel em História pela UnB. Professor de história da SEEDF. Foi estagiário no Arquivo da Presidência da República no período de abril de 2016 à abril de 2018. Foi, também, estagiário voluntário no cargo de editor da Revista História, histórias de fevereiro de 2017 a fevereiro de 2019. Concentra seus estudos nas áreas História do Brasil República-Nova República e História Social da Cultura Escrita-Epistolografia.

Ana Júlia Gomes Andrade, CEF 03 de Planaltina/SEEDF

Estudante no Centro de Ensino Fundamental 03 de Planaltina-DF (9º ano, 2023) da

Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Tarso André Vieira Loiola Alves, CEF 03 de Planaltina/SEEDF

Estudante no Centro de Ensino Fundamental 03 de Planaltina-DF (9º ano, 2023) da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Thayssa Silva Rocha , CEF 03 de Planaltina/SEEDF

Estudante no Centro de Ensino Fundamental 03 de Planaltina-DF (9º ano, 2023)/SEEDF

Vitória Patrícia Costa Macedo, CEF 03 de Planaltina/SEEDF

Estudante no Centro de Ensino Fundamental 03 de Planaltina-DF (9º ano, 2023) da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal 

Downloads

Publicado

2023-12-31