“Eu não tenho vergonha de dizer que eu menstruo”
a confecção de absorventes ecológicos para o empoderamento e o fim da estigmatização da menstruação
Palavras-chave:
Menstruação, Gênero, EmpoderamentoResumo
O presente artigo trata da experiência e dos resultados obtidos por alunas do 7º ano do ensino fundamental em um projeto de pesquisa elaborado para o Festival de Tecnologia, Inovação e Ciência (FESTIC) em 2019 que propunha compreender como a escola lidava com a menstruação e quais seus impactos no desempenho escolar das pessoas que sofriam com a falta de informação e com a pobreza menstrual. Foram aplicados questionários que mostraram, entre outros aspectos, que muitas pessoas que menstruam sentem vergonha de menstruar e que deixaram de frequentar as aulas nesse período. Entre as propostas para resolução do problema, foram confeccionados absorventes ecológicos a partir do upcycling(reaproveitamento), um conceito muito popular na indústria da moda, cujo objetivo é dar um novo destino aos materiais que seriam levados ao lixo e também foram realizadas apresentações dos resultados obtidos para toda a comunidade escolar como forma de diminuir o estigma do tema.
Abstract
This article deals with the experience and results obtained by students in the 7th grade year of elementary school in a research project prepared for the Festival of Technology, Innovation and Science (FESTIC) in 2019, which proposed to understand how the school dealt with menstruation and what its impacts on the school performance of people who suffered from lack of information and menstrual poverty. Questionnaires were applied that showed, among other aspects, that many people who menstruate feel ashamed of menstruating and that they stopped attending classes during this period. Among the proposals for solving the problem, sustainable pads were made from the “upclycling”, a very popular concept in the fashion industry, whose objective is to give a new destination to materials that would be taken to the trash and presentations of the results obtained were also held for the entire school community as a way of reducing the stigma of the theme.
Keywords: Menstruation. Gender. Empowerment.