Relatos de uma experiência inédita com as crianças da pré-escola

Autores

  • Rossana Martins da Silva Universidade de Ciências Empresariais e Sociais (UCES), Buenos Aires
  • Estudantes (1º Período A e B) Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Palavras-chave:

Palavras chave: transformação, ciência e aprendizagem.

Resumo

Trata-se de pesquisa de iniciação científica em conjunto com crianças da educação infantil (1º período, 4-5 anos), na qual elas tiveram a oportunidade, por meio de experimentos concretos, de estabelecer relações e compreender que a pressão aplicada em um determinado ponto de um fluído será transmitida a todos os pontos do fluído. Essa propriedade mecânica dos fluídos e seu conceito foram utilizados nas aulas para acionar o funcionamento de um elevador hidráulico simples feito com papelão e outros materiais de uso reciclado (protótipo). O conceito científico elaborado a partir desse fenômeno precisa de transposições para que as crianças se apropriem do conhecimento e entendam porque o elevador sobe e desce. A conclusões apontam para a necessidade de criar estímulos e ajustar a linguagem no processo educativo, de forma a engajar as crianças ativamente, com alegria e ludicidade, uma vez que o universo da criança é único e deve ser explorado de diversas formas.

Downloads

Publicado

2022-06-30