Apontamentos para o debate sobre pesquisa na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal: aspectos conceituais e organizacionais
Palavras-chave:
Ciência da Práxis, Políticas Públicas, Pesquisa na Educação Básica, Ação-reflexão-açãoResumo
O objetivo deste artigo é ofertar aportes conceituais e metodológicos para o debate sobre os caminhos da pesquisa na Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE) da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Para que essa ação seja efetiva e plena de sentidos, argumenta-se que é preciso considerar a ciência da práxis, os princípios da gestão democrática, do Currículo em Movimento (2014) e a relação teoria e prática na ação de pesquisa nos espaços escolares, de gestão e de formação. Dessa forma, apresentam-se aqui apontamentos registrados junto aos profissionais da educação que atuam na EAPE e na SEEDF, em seus diversos níveis, para que possam ser discutidos e validados nas práticas organizacionais da instituição. O caminho metodológico proposto é o da ação-reflexão-ação.
Palavras-Chave: Ciência da práxis. Políticas Públicas. Pesquisa na Educação Básica. Ação-reflexão-ação. Conhecimento.
Considerations on the debate about research in the State Department of Education of the Federal District: conceptual and organizational aspects
Abstract: The aim of this article is to offer conceptual and methodological contributions to the debate on the paths of research in the Sub-secretariat of Continuing Education of Professionals in Education (EAPE) of the Secretary of State for Education of the Federal District (SEEDF). For this action to be effective and full of meanings, it is argued that it is necessary to consider the science of praxis, the principles of democratic management, the Curriculum in Motion (2014) and the relationship between theory and practice in the action of research in school spaces, management and training. Thus, we present here notes registered with education professionals who work at EAPE and SEEDF, at their various levels, so that they can be discussed and validated in the institution's organizational practices. The proposed methodological path is that of action-reflection-action.
Keywords: Science of praxis. Public policy. Research in Basic Education. Action-reflection-action. Knowledge.