(Des)igualdade de acesso à educação em tempos de pandemia: uma análise do acesso às tecnologias e das alternativas de ensino remoto

Autores

  • Cristiane Alves Cardoso Universidade Católica de Brasília
  • Valdivina Alves Ferreira Universidade Católica de Brasília
  • Fabiana Carla Gomes Barbosa Secretaria Estadual de Educação da Paraíba

Palavras-chave:

Educação, Pandemia, Coronavírus, Ensino remoto, Tecnologia

Resumo

O presente artigo tem por escopo uma análise do acesso à educação durante a pandemia de COVID-19. O vírus que chegou ao Brasil em meados de março de 2020 e tem colocado à prova a educação brasileira, exigindo uma readaptação que tem ocorrido de forma desigual. A educação, assim como diversos outros setores, tem sofrido os impactos do isolamento social, e encontrou no ensino remoto uma forma de tentar minimizar os danos causados pela pandemia. O objetivo deste artigo é analisar como as adaptações realizadas no âmbito da educação para garantir o ensino durante a pandemia podem afetar determinada parcela dos alunos em piores condições socioeconômicas. Há que evidenciar os impactos da pandemia na educação e aspectos a serem observados na formulação de políticas públicas e práticas de gestão de enfrentamento a este período. Percebe-se que o ensino remoto tende a reforçar a desigualdade do acesso e qualidade da educação brasileira, além de carecer de planejamento Para tanto, utilizou-se pesquisa qualitativa e bibliográfica e, de forma complementar, apresenta-se abordagens quantitativas referentes a aspectos que tangenciam o objeto do trabalho. Quanto ao objetivo é pesquisa exploratória, buscando proporcionar maior domínio e aprofundamento do tema, sob diversos ângulos e aspectos.

Palavras-chave: Educação. Pandemia. Coronavírus. Ensino remoto. Tecnologia.

(In)equality of access to education in times of pandemic: an analysis of access to technologies and remote learning alternatives

Abstract: The scope of this article is an analysis of access to education during the COVID-19 pandemic. The virus that arrived in Brazil in mid-March 2020 and has put Brazilian education to the test, demanding a readaptation that has occurred unevenly. Education, as well as several other sectors, has suffered the impacts of social isolation, and found in remote education a way to try to minimize the damage caused by the pandemic. The aim of this article is to analyze how the adaptations made in the context of education to guarantee teaching during the pandemic can affect a certain portion of students in worse socioeconomic conditions. It is necessary to highlight the impacts of the pandemic on education and aspects to be observed in the formulation of public policies and management practices to deal with this period. It is noticed that remote teaching tends to reinforce the inequality of access and quality of Brazilian education, in addition to lack of planning. tangent the object of work. As for the objective, it is exploratory research, seeking to provide greater mastery and deepening of the theme, from different angles and aspects.

Keywords: Education. Pandemic. Coronavirus. Remote teaching. Technology.

Biografia do Autor

Cristiane Alves Cardoso, Universidade Católica de Brasília

Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB); Especialista em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar pela Universidade de Brasília (UnB); Licenciatura em Ciências Biológicas pela Faculdade Integradas da Terra de Brasília (FTB) e Pedagoga pelo Centro de Ensino Superior do Brasil (CESB). Atualmente, servidora pública municipal lotada na Secretaria Municipal de Educação de Santo Antônio do Descoberto/GO.

http://lattes.cnpq.br/2153738038501958

Valdivina Alves Ferreira, Universidade Católica de Brasília

Doutora em Educação pela Pontífica Universidade Católica de Goiás (PUC – Goiás) e professora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado) em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB). Email:valdivina5784@hotmail.com 

Fabiana Carla Gomes Barbosa, Secretaria Estadual de Educação da Paraíba

Licenciada em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (UCB), Especialização em Supervisão e Orientação Educacional pela Faculdade Integradas de Patos, e servidora pública estadual da Secretaria Estadual de Educação da Paraíba/ PB. Contato: fabianaucb@ibest.com.br

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Publicado

2020-08-27