Tecnologias assistivas: um olhar sobre a formação continuada para o Atendimento Educacional Especializado no Distrito Federal - caminhos metodológicos em meio à pandemia

Autores

  • Patrícia Nazário Feitoza Duarte SEEDF
  • Amaralina Miranda de Souza Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

Formação continuada, Tecnologia Assistiva, Atendimento Educacional Especializado

Resumo

Este trabalho apresenta resultados referentes ao estudo de mestrado, objetivando analisar a formação continuada no curso sobre as Tecnologias Assistivas – TA, realizado pela Subsecretaria de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação, do governo do Distrito Federal (EAPE) e sua repercussão na prática docente dos egressos. Nesse sentido, foi importante compreender a formação como espaço de constante aprendizado e o Atendimento Educacional Especializado – AEE como apoio ao processo de ensino e aprendizagem no âmbito da educação inclusiva e suas atribuições. O curso ofertado abordou o uso das TA no contexto educacional e, portanto, compreendido como interdisciplinar, pois envolve produtos, serviços e técnicas para atender as demandas dos estudantes com deficiência, mobilidade reduzida, sejam temporárias ou não, visando autonomia, qualidade de vida e independência, conforme o Comitê de Ajudas Técnicas – CAT (MEC, 2006). Na abordagem qualitativa trouxe a análise documental. Realizou-se o mapeamento dos egressos, considerando as movimentações de lotação. Ao realizar o grupo focal, em decorrência da pandemia, as etapas programadas para o encontro presencial tomaram novos rumos, sendo necessários ajustes para preservar a saúde dos envolvidos.  Para compreender o olhar dos profissionais sobre essa formação, foram considerados todos os dados obtidos, através recursos online na perspectiva da análise de conteúdo, na adaptação de Franco (2019), como forma de identificar elementos para a compreensão da dimensão da aplicação dos conhecimentos adquiridos no curso e proposições. As proposições apontam nova estrutura de curso e formação permanente através de espaço para estudo e planejamento de estratégias e materiais em parceria dos Institutos e Universidades.

Palavras-chave: Formação continuada. Tecnologia Assistiva. Atendimento Educacional Especializado.

 Abstract: This work presents results related to the master's study, aiming to analyze the continuing education in the course on Assistive Technology - TA, conducted by the School of Improvement of Education Professionals, from the government of the Federal District - EAPE and its repercussion in the teaching practice of the graduates. In this sense, it was important to understand training as a space for constant learning and Specialized Educational Service - AEE as support for the teaching and learning process within the scope of inclusive education and its attributions. The course offered addressed the use of ED in the educational context and, therefore, understood as interdisciplinary because it involves products, services and techniques to meet the demands of students with disabilities, reduced mobility, whether temporary or not aiming at autonomy, quality of life and independence, according to the Technical Assistance Committee - CAT (MEC, 2006). In the qualitative approach it brought documentary analysis, the mapping of the graduates was carried out, considering the movements of the capacity. When carrying out the focus group, due to the pandemic, the stages scheduled for the face-to-face meeting took new directions, requiring adjustments to preserve the health of those involved. To understand the view of professionals on this training, all the data obtained through online resources from the perspective of content analysis were considered, in the adaptation of Franco (2019), as a way of identifying elements for understanding the dimension of the application of the acquired knowledge. In the course and propositions. The proposals point to a new course structure and ongoing training through a space for studying and planning strategies and materials in partnership with the Institutes and Universities.

Keywords: Continuing education. Assistive Technology. Specialized Educational Service.

 Resúmen: Este trabajo presenta resultados relacionados con el estudio de maestría, con el objetivo de analizar la educación continua en el curso de Tecnología de Asistencia - TA, realizado por la Escuela de Mejoramiento de Profesionales de la Educación, del gobierno del Distrito Federal - EAPE y su repercusión en la práctica docente de los graduados. En este sentido, era importante entender la capacitación como un espacio para el aprendizaje constante y el Servicio Educativo Especializado - AEE como apoyo para el proceso de enseñanza y aprendizaje dentro del alcance de la educación inclusiva y sus atribuciones. El curso ofrecido abordó el uso de la disfunción eréctil en el contexto educativo y, por lo tanto, entendido como interdisciplinario porque involucra productos, servicios y técnicas para satisfacer las demandas de los estudiantes con discapacidades, movilidad reducida, ya sea temporal o no, con el objetivo de autonomía, calidad de vida e independencia. según el Comité de Asistencia Técnica - CAT (MEC, 2006). En el enfoque cualitativo que trajo el análisis documental, se realizó el mapeo de los graduados, considerando los movimientos en la capacidad. Al llevar a cabo el grupo focal, como resultado de la pandemia, las etapas programadas para la reunión cara a cara tomaron nuevas direcciones, lo que requirió ajustes para preservar la salud de los involucrados. Para comprender la opinión de los profesionales en esta capacitación, todos los datos obtenidos a través de recursos en línea desde la perspectiva del análisis de contenido se consideraron, en la adaptación de Franco (2019), como una forma de identificar elementos para comprender la dimensión de la aplicación de los conocimientos adquiridos. en el curso y proposiciones. Las propuestas apuntan a una nueva estructura del curso y capacitación continua a través de un espacio para estudiar y planificar estrategias y materiales en colaboración con los Institutos y las Universidades.

Palabras clave: Educación continua. Tecnología de Asistiva. Asistencia Educacional Especializado.

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Publicado

2020-08-27