Trilha de aprendizagem e metodologias ativas para formação de educadores

Autores

  • Learice Barreto Alencar Universidade Católica de Brasília
  • Raquel Machado Gomes Marques Universidade Católica de Brasília

Palavras-chave:

Formação Docente, Ensino e Aprendizagem, Competências de Docentes, Metodologias Ativas, Formação em Serviço

Resumo

O processo de formação docente no Brasil caracteriza-se por muitas instituições formadoras, sem o devido rigor para suas implantações, com currículos acadêmicos e metodologias de ensino que não respondem às necessidades da escola. Face a este cenário, a formação docente mostra-se cada vez mais desafiadora, incipiente e com lacunas a serem preenchidas para que o docente seja capaz de promover a aprendizagem e todos os processos que a envolvem. Nesse contexto, este trabalho apresenta um relato de experiência de uma rede de ensino privada no Distrito Federal, que atende aos alunos de classe social C, priorizando a relação vantajosa de custo e benefício para os responsáveis. O relato desta experiência trata-se de um programa de educação continuada em formato de trilha de aprendizagem lógica e contínua, caracterizada pelo uso de metodologias ativas, com o objetivo de formar reflexivamente o educador quanto à compreensão de sua função social e dos atos de aprender, ensinar e avaliar, questões básicas para o exercício docente. 

Palavras-chave: Formação docente. Ensino e aprendizagem. Competências docentes. Metodologias ativas. Formação continuada.

Learning trail and active methodologies for educator training

Abstract: The process of teacher education in Brazil is characterized by many educational institutions, without the necessary rigor for their implementation, with academic curricula and teaching methodologies that do not respond to the school's needs. Faced with this scenario, teacher education is increasingly challenging, incipient and with gaps to be filled so that the teacher is able to promote learning and all the processes that involve it. In this context, this work presents an experience report of a private education network in the Federal District, which serves students from social class C, prioritizing the advantageous cost-benefit relation for those responsible. The report of this experience is a continuing education program in a logical and continuous learning path format, characterized by the use of active methodologies, with the objective of reflexively training the educator to understand their social function and the acts of learning , teaching and evaluating, basic questions for the teaching practice.

Keywords: Teacher training. Teaching and learning. Teaching skills. Active methodologies. Continuing training.

Downloads

Publicado

2020-12-05