Por uma escola que enxergue todos os corpos: reflexões sobre capacitismo, diversidade e direito

Autores

Palavras-chave:

capacitismo, Educação Inclusiva, Mecanismos de controle institucional

Resumo

Resumo: O artigo propõe uma reflexão crítica sobre o capacitismo como construção social e suas implicações na educação inclusiva de crianças e adolescentes com deficiência. A partir de autores como Foucault, Diniz e Garcez e Ikeda, articula-se o capacitismo a mecanismos de controle institucional, como a biopolítica, o adultocentrismo e a normatização dos corpos. Mesmo com avanços legais e políticas públicas inclusivas, como a LBI (Brasil, 2015) e o PDE (Brasil, 2015), ainda persistem práticas escolares excludentes, ancoradas em um modelo biomédico que patologiza a diferença. A análise destaca a presença de barreiras atitudinais e estratégias pedagógicas que reforçam a exclusão simbólica e institucional desses estudantes. Defende-se, portanto, a necessidade de uma transformação cultural na escola, com foco na escuta ativa, na ética do cuidado e no reconhecimento da diversidade funcional como valor educativo.

Downloads

Publicado

2025-09-12