A educação ambiental para a geração alpha: aulas práticas contextualizadas para o processo de ensino-aprendizagem de ciências

Autores

  • Whisley Durães Alceno Graduado em Química Ambiental pela UFT, campus Gurupi
  • Aline Karla Nolberto Souza Graduada em Química Ambiental, Mestre em Química pela UFT, campus de Gurupi.
  • Douglas Henrique Pereira Graduado em Química (Licenciatura). Mestre e Doutor em química, professor no Instituto Tecnológico de Aeronáutica
  • Odiméia Teixeira Graduada em Ciências e Matemática, Mestre em Educação e Doutoranda em Ensino de Ciências e Tecnologiada na Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Nelson Luis Gonçalves Dias Souza Graduado em Química (Licenciatura e Bacharelado). Mestre e Doutor em química, professor da Universidade Federal do Tocantins
  • Grasiele Soares Cavallini Graduada em Ciências e Química Licenciatura. Mestre e Doutora em química, professora Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Experimentação, Técnicas de avaliação

Resumo

Este artigo tem por objetivos relatar seis atividades práticas de ensino que abordaram temas ambientais e discutir as suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem de ciências. Em termos metodológicos, corresponde a uma pesquisa-ação, a qual foi desenvolvida com turmas de alunos pertencentes à geração alpha, matriculados no sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da região norte do Brasil que não possui laboratório de ciências. Buscou-se trabalhar com conteúdos estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a área de ciências da natureza e enfatizar os conceitos de química por meio de experimentos. A metodologia de ensino foi pensada para proporcionar uma aprendizagem mais robusta dos aspectos ambientais. O planejamento das atividades contemplou a avaliação integrada ao processo de ensino-aprendizagem. As técnicas de avaliação formativa, utilizadas para avaliar a aprendizagem e o ensino dos temas escolhidos, evidenciaram uma melhora significativa na compreensão dos alunos acerca das problemáticas ambientais, além de que auxiliaram os professores na identificação das fragilidades da aprendizagem e no planejamento de retomada dos conteúdos. A realização do trabalho demonstrou a viabilidade da utilização de atividades práticas que articulem temas ambientais relevantes e de maior complexidade conceitual aos conteúdos curriculares básicos do Ensino Fundamental.

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Publicado

2025-09-12