Quem escuta as crianças do Núcleo Rural Monjolo? Uma intersecção entre a Plenarinha do Distrito Federal e as crianças da zona rural

Autores

  • Thaila Karoline Furtado Severo Secretaria de Estado de Educação do DF
  • Pedro Demo Professor titular aposentado da Universidade de Brasília, Departamento de Sociologia

Palavras-chave:

Criança., Plenarinha, Participação, Zona Rural

Resumo

Neste artigo, se pretende estabelecer intersecções entre a proposta do projeto Plenarinha, da Diretoria de Educação Infantil (DIINF) da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e a realidade das crianças do Núcleo Rural Monjolo que frequentam a pré-escola em uma unidade de ensino do Recanto das Emas. Essas crianças enfrentam um deslocamento de ônibus para conseguirem acessar as aulas e expressam, em variados momentos, suas reais necessidades quanto ao atendimento escolar. Sendo a Plenarinha um projeto da SEEDF que objetiva manter a escuta sensível às crianças de maneira a exercer impacto sobre as políticas públicas para a primeira infância, procura-se uma reflexão sobre o que tem sido escutado pela escola e o que a SEEDF tem oferecido de política para crianças que residem na zona rural.

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Publicado

2025-09-12