Literatura e práticas de letramento em aulas de português: experiências no ensino fundamental
Palavras-chave:
Aulas de português, Literatura, Alfabetização, Letramento, Sequências didáticas.Resumo
O presente artigo objetiva, por meio da apresentação de duas sequências didáticas desenvolvidas em aulas de português de uma escola da rede pública de ensino fundamental do Distrito Federal, demonstrar como a leitura literária pode contribuir para o desenvolvimento do letramento de estudantes em idade escolar. Para isso, destaca-se, entre outras práticas, a utilização de gêneros textuais diversos em sala, sejam escritos ou orais, literários ou não-literários. Como base teórica para este estudo, utilizou-se o aporte teórico de Kleiman (1995), Soares (2004), Marcuschi (2008) e Miranda (2018). Os resultados da pesquisa indicam que há uma intrínseca relação entre alfabetização, letramento e leitura literária e que mesmo que a alfabetização complete seu ciclo, as habilidades de letramento do estudante são continuamente aprimoradas, a depender do estímulo escolar, familiar e/ou social. Ademais, pontua-se que a utilização, pelo docente, de gêneros textuais diversos nas aulas de português é um recurso profícuo não somente para o desenvolvimento das fases da alfabetização como também para desenvolvimento do letramento do estudante ao longo da sua trajetória escolar e para depois dela.