Projeto Júri Simulado: o desenvolvimento do letramento escolar nos seus diversos níveis em uma escola do campo

Autores

Palavras-chave:

Formação Cidadã, Júri Simulado, Protagonismo Estudantil.

Resumo

O presente texto apresenta experiências vivenciadas pela professora e pelos(as) estudantes de uma classe comum inclusiva do 5° ano de uma escola do campo da SEEDF com o projeto Júri Simulado: formação de estudantes críticos. As ações desenvolvidas buscaram desenvolver o letramento escolar nos diversos níveis, por meio da encenação de um julgamento pelos estudantes. Os(as) discentes experienciaram um julgamento envolvendo a situação da mudança de horário do intervalo em função das aulas de Educação Física do Programa Educação com Movimento. Partindo dessa situação problema, tiveram acesso a diversos textos jurídicos, especialmente a Constituição Federal, previamente organizados pela docente. Ocorreu uma visita ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, momento em que os(as) estudantes acompanharam um julgamento de uma ação recursal. Ainda como preparação para o Júri, elaborou-se outros textos em sala de aula para constituir os elementos essenciais de uma peça processual, abarcando a concepção de gêneros textuais. Destacamos que os(as) estudantes da turma participaram com uma fala ou ação no Júri Simulado. Contou-se com a colaboração da diretora da escola como ré e de um representante da Coordenação Regional de Ensino de Brazlândia como juiz. As ações desenvolvidas evidenciaram uma mudança de atitude dos(as) estudantes que apresentavam uma tendência voltada ao conformismo no início. Os sujeitos viveram o processo de problematização, instrumentalização, catarse e trocas interativas, sínteses e construções de novas aprendizagens associadas ao desenvolvimento do protagonismo estudantil, de argumentos críticos e a conscientização sobre a importância dos seus direitos dentro e fora dos muros da escola.

Biografia do Autor

Sheley Cristina Corrêa da Silva, SEEDF

Mestra em Educação pela Universidade de Brasília (UnB) na área de Currículo, onde também participa do Grupo de Pesquisa (CNPQ) “Currículo e Processo Formativo: Inovação e Interdisciplinaridade”. Especialista em Educação em/e para Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural pelo Instituto de Psicologia e Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação ambas pela Universidade de Brasília. Professora Pedagoga da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) atuante na área de Educação Especial e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0474774321408678. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6019-4922). Contato: sheley.correa@gmail.com.

Wesley Pereira da Silva, SEEDF

Doutor em Educação em Ciências pelo Instituto de Química da Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). Bacharel e Licenciado em Química (UnB). Atualmente é Professor Efetivo da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). É membro do Grupo de Investigação em Ensino de Matemática (GIEM) e do Grupo Aprendizagem Lúdica - Pesquisas e Intervenção em Educação e Desporto (GEPAL), ambos da Universidade de Brasília (UnB). Lattes: http://lattes.cnpq.br/6730444309229315. Contato: wesleynh3@gmail.com

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Publicado

2024-05-31