Reflexões sobre a alfabetização nas escolas públicas do DF: a questão da literacia e os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Ivone Alvino de Barros Gomes SEEDF
  • Leonardo da Cunha Mesquita Café SEEDF

Palavras-chave:

Alfabetização, Bloco Inicial de Alfabetização – BIA, Perfil Docente, Formação Docente., Literacia

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar quais estratégias são necessárias para que os/as estudantes das escolas públicas do Distrito Federal progridam ao 3º ano do Ensino Fundamental I com as habilidades mínimas de leitura e escrita. Pretende-se, ainda, verificar a formação dos professores/as alfabetizadores/as que implementaram estratégias eficazes, avaliar tais estratégias e analisar o perfil desses docentes que promovem o sucesso na alfabetização durante o Bloco Inicial de Alfabetização (BIA). Para tanto, a pesquisa adota abordagem qualitativa, apoiando-se na análise documental do Currículo em Movimento e na revisão bibliográfica das teorias sobre a garantia da alfabetização plena e crítica como fonte de dados. Ao final das análises, conclui-se que possuir um perfil técnico para atuação no BIA, políticas públicas voltadas à formação continuada dos professores, utilização de estratégias já implementadas nas escolas públicas (reagrupamento e projeto interventivo) e aptidão para atuar na alfabetização constituem elementos favoráveis ao avanço da literacia dos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental I.

 

Biografia do Autor

Ivone Alvino de Barros Gomes, SEEDF

Professora de Atividades da SEEDF. Pedagoga pela FacBrasília. Especialista em Psicopedagogia Clínico -  Institucional (ESAB). Especialista em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar (UnB). Especialista em Educação Básica e Direitos Humanos na Perspectiva Internacional (UnB). Especialista em Metodologia do Ensino em Matemática (UnB). Contato: ialvinogomes@gmail.com.

Leonardo da Cunha Mesquita Café, SEEDF

Professor da SEEDF e formador em Diversidade Sexual, Gênero e Educação. Mestre em Linguística pela UnB e doutorando no PPGL/UnB.  Integra o Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade, NELiS, e é autor do livro “A gente só é, e pronto! -  Uma análise linguístico-discursiva dos impactos da LGBTIfobia na escola”, publicado pela Editora Appris em 2020. Contato: leocafe77@gmail.com.

Downloads

Publicado

2025-12-19