Educação para a integridade: uma proposta de formação continuada

Autores

  • Aécio da Fonseca SEEDF
  • Simone Melo de Oliveira SEEDF
  • Priscila Gonzaga de Sousa Costa SEDF
  • Tâmia Teles de Menezes Pereira SEEDF
  • Paulo Sérgio da Silva Sousa SEEDF

Palavras-chave:

Formação continuada, Cultura da integridade, Valores sociais, Formação humana, Programa NaMoral.

Resumo

O projeto NaMoral é uma iniciativa do MPDFT e tem por objetivo levar vivências para o fortalecimento da cultura de ética, da integridade e da cidadania às comunidades escolares. Trata-se, portanto, de uma proposta essencialmente educativa, que tem como público alvo os estudantes da Educação Básica. O fato de o projeto ter pontos de convergência com as competências gerais da Educação Básica, bem como com as habilidades da Base Nacional Comum Curricular e com o Currículo em Movimento da SEEDF possibilitou uma parceria formal entre o Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios – MPDFT e a Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal – SEEDF. Por meio da Subsecretaria de Formação Continuada (EAPE), foi possível realizar ações de formação continuada para os docentes que participaram do projeto nas escolas. Essa ação tem um caráter inédito, pois a execução do projeto nas escolas se dá concomitantemente à formação dos professores, com o acompanhamento “in loco” dos formadores que também participam ativamente das atividades que constituem o NaMoral. Este relato tem o objetivo de apresentar como a formação continuada contribui para o desenvolvimento do projeto nas escolas.

Biografia do Autor

Aécio da Fonseca, SEEDF

Licenciado e bacharel em Química. Especialista em Coaching Educacional. Terapeuta Integrativo. Professor Formador na EAPE - Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais de Educação do Distrito Federal. E-mail: aecio.fonseca@edu.se.df.gov.br

Simone Melo de Oliveira, SEEDF

Simone Melo de Oliveira, graduada em Letras pelo Centro Universitário de Brasília – CEUB. Pós graduada em Didática do Ensino Superior pela Universidade Católica de Brasília; pós graduada em Orientação Educacional pela Faculdade Apogeu. Atualmente, é professora dos anos finais na SEEDF. E-mail: simone.m.deoliveira@gmail.com

Priscila Gonzaga de Sousa Costa, SEDF

Priscila Gonzaga de Sousa Costa, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), graduada em Letras Português e Francês pela Universidade de Brasília. Especialista em Linguística de texto e análise do discurso em materiais didáticos. Atualmente é professora da SEEDF, atuando na EAPE, formadora do Projeto NaMoral.  E-mail: priscilagsc@gmail.com

Tâmia Teles de Menezes Pereira, SEEDF

Tâmia Teles de Menezes Pereira, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de Brasília. Bióloga pela Universidade Católica de Brasilia. Especialista em Avaliação de Impacto Ambiental. Especialista em Interdisciplinaridade em Metodologias Ativas. Atualmente é professora da educação básica na SEEDF. E-mail: tamiatpereira@gmail.com

Paulo Sérgio da Silva Sousa, SEEDF

Paulo Sérgio da Silva Sousa, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Graduado em Letras Português e Latim (UniCeub). Pós-graduado em História da África e dos Afrodescendentes (UnB) e em Didática do Ensino Superior (PUC/RS). Professor da educação básica na SEEDF e coordenador do Projeto NaMoral na EAPE. E-mail: pecesousa@gmail.com

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Publicado

2024-05-31