Atividades educativas em casa sob tutoria materna: aspectos facilitadores e dificultadores

Autores

  • Paulo José Barbosa Gutierres Filho FEF/UnB
  • Thaynara dos Santos Ferreira FEF/UnB
  • Karine Ribeiro Oliveira FEF/UnB
  • Alexandre Luiz Gonçalves de Rezende FEF/UnB

Palavras-chave:

educação não-formal, atividades educativas não-escolares, família educógena, ensino por tutoria (métodos indiretos), atividades educativas em casa, tutoria materna

Resumo

Estudo dedicado a analisar facilitadores e dificultadores para a realização de Atendimento Educacional em Casa (AEC), por meio de Tutoria Materna (TM), direcionada para proporcionar às crianças com deficiência oportunidade de brincar, durante o período de isolamento social imposto pela pandemia do COVID 19, que impediu a vivência da educação física escolar. As atividades lúdicas (15 jogos) foram pautadas no trinômio afetividade-ludicidade-autonomia e transmitidas para as mães em Cartões Explicativos. Participaram três díades (mãe-criança), dois meninos com Paralisia Cerebral e uma menina com Síndrome de Down, com idade de 9, 10 e 12 anos. Os resultados, relatados pelas mães em um portfólio de relatos, foram divididos em dois grupos: atividades realizadas e não realizadas; a análise utilizou três categorias conceituais chaves: adaptação, adequação e participação. As conclusões apontam como facilitadores da mediação: (a) o nível de formação profissional da mãe, (b) a disponibilidade de um tempo de qualidade e (c) a participação de outras crianças; como dificultadores: (a) o estresse materno de assumir essa responsabilidade e (b) a ausência do(a) professor(a) para construção de adaptações que contribuam para uma aprendizagem significativa. O AEC por meio de TM aproxima a escola da família e amplia os estímulos para o desenvolvimento das crianças com deficiência, logo, não se restringe ao isolamento social e deve continuar a ser estudado, como também, colocado em prática da maneira viável em cada realidade social.

Biografia do Autor

Paulo José Barbosa Gutierres Filho, FEF/UnB

Professor na Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (FEF/UnB). Coordenador do Laboratório de Atividade Motora Adaptada (LABAMA/FEF/UnB). Psicomotricista, Fisioterapeuta e Professor de Educação Física. Contato: profgutierres@unb.br

Thaynara dos Santos Ferreira, FEF/UnB

Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Atividade Motora Adaptada da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (GEPAMA-FEF/UnB). Contato: thaynara.fs2@gmail.com

Karine Ribeiro Oliveira, FEF/UnB

Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Atividade Motora Adaptada da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (GEPAMA-FEF/UnB). Contato: karine.ribeiro@aluno.unb.br

Alexandre Luiz Gonçalves de Rezende, FEF/UnB

Professor na Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (FEF/UnB), Vice-coordenador do Laboratório de Atividade Motora Adaptada (LABAMA/FEF/UnB). Psicomotricista. Contato: rezende@unb.br

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Publicado

2024-11-30