Protagonismo das crianças nas práticas pedagógicas da educação física com o teatro, a brincadeira e a contação de história na educação infantil
Palavras-chave:
Produção Cultural, Infância, Relações Étnico-raciais, Literatura Infantil, Currículo, Pesquisa-açãoResumo
Este artigo apresenta como objeto de estudo o protagonismo infantil, manifestado pelas produções culturais das crianças nas mediações pedagógicas da Educação Física. Objetiva compartilhar experiências de práticas pedagógicas com o teatro, a brincadeira e a contação de história, desenvolvidas na Educação Infantil, decorrentes de Pesquisa-Ação ancorada na Sociologia da Infância. Com os dados provenientes da ação participante, registrados por meio de narrativas, fotos e diário de campo, evidenciam-se as perguntas das crianças, as interações entre pares e as abordagens com o teatro, a contação de história e a brincadeira, como potenciais recursos para a valorização e o reconhecimento do protagonismo infantil. Como resultados, conclui-se que o protagonismo da criança, quando estimulado por um projeto pedagógico mediado por um profissional que reconhece o corpo como a principal linguagem da criança, repercute em ações que extrapolam o espaço/tempo da Educação Física e favorece a articulação curricular na dinâmica educativa.