Pedagogia das Artes em “efeito cascata”: da formação continuada de coordenadores pedagógicos ao protagonismo infantil na “X Plenarinha - Arte”
Palavras-chave:
protagonismo, criança, infância, educação infantil, pedagogia, artesResumo
Este artigo busca refletir acerca dos possíveis impactos do curso de formação continuada “Espiral das Artes: visualidades, corporalidades e teatralidades na educação infantil” (90h), realizado pela EAPE em 1/2022 com coordenadoras/es pedagógicas/os e professoras/es de educação infantil de escolas parceiras da SEEDF, em prol do protagonismo de crianças no projeto “X Plenarinha: faço arte, faço parte”. Questiona-se: É possível que as pedagogias das artes contribuam para o protagonismo das crianças na educação infantil em “efeito cascata”, a partir da sensibilização estética de coordenadores pedagógicos das escolas? Assim, em uma perspectiva de Pesquisa Autobiográfica, realiza uma revisita qualitativa a documentos como planos de curso, relatório de conclusão de curso, materiais pedagógicos utilizados, ferramentas, e sobretudo, os diários de bordo/ Projetos Interventivos Locais das/os cursistas que ficaram registrados na plataforma moodle. Sob a ótica dos impactos no protagonismo da criança, considerou-se que o “efeito cascata” além de não contribuir, distanciou os sujeitos e suas potencialidades de experiência sensível na escola. Por outro lado, a formação continuada direta, realizada com às(aos) professoras(es), apresentou impactos profícuos nos processos criativos das crianças.