Pedagogia das Artes em “efeito cascata”: da formação continuada de coordenadores pedagógicos ao protagonismo infantil na “X Plenarinha - Arte”

Autores

  • Martha Lemos de Moraes EAPE/SEEDF
  • Rafaela Eleuterio Holanda EAPE/SEEDF
  • Márcia Ester de Souza Puglia Lima EAPE/SEEDF

Palavras-chave:

protagonismo, criança, infância, educação infantil, pedagogia, artes

Resumo

Este artigo busca refletir acerca dos possíveis  impactos do curso de  formação continuada “Espiral das Artes: visualidades, corporalidades e teatralidades na educação infantil” (90h), realizado pela EAPE em 1/2022 com coordenadoras/es pedagógicas/os e professoras/es de educação infantil de escolas parceiras da SEEDF,  em prol do protagonismo  de crianças  no projeto “X Plenarinha: faço arte, faço parte”. Questiona-se: É possível que as pedagogias das artes  contribuam  para o protagonismo das crianças na educação infantil em “efeito cascata”, a partir da sensibilização estética de coordenadores pedagógicos das escolas?  Assim, em uma perspectiva de Pesquisa Autobiográfica, realiza uma revisita qualitativa a documentos como planos de curso, relatório de conclusão de curso, materiais pedagógicos utilizados, ferramentas, e sobretudo, os diários de bordo/ Projetos Interventivos Locais  das/os cursistas que ficaram registrados na plataforma moodle. Sob a ótica dos impactos no protagonismo da criança, considerou-se que o “efeito cascata” além de não contribuir, distanciou os sujeitos e suas potencialidades de experiência sensível na escola. Por outro lado, a formação continuada direta, realizada com às(aos) professoras(es), apresentou impactos profícuos nos processos criativos das crianças.

 

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Publicado

2023-05-31