A gestão do bem-estar dos profissionais da educação na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal: entre a qualidade de vida e a precarização das condições de trabalho

Autores

  • Noelma Silva SEEDF

Palavras-chave:

Bem-estar no trabalho, Qualidade de vida no trabalho, Precarização do trabalho, gestão, adoecimento, Secretaria de Educação do Distrito Federal

Resumo

A Secretaria de Educação do Distrito Federal / SEE-DF, na última década, tem desempenhado um
duplo papel no que tange a gestão da qualidade de vida e do bem-estar de seus servidores. De um lado, tem se tornado referência nacional, pioneira em ações institucionais com foco na busca da qualidade de vida e bem-estar dos servidores. De outro, tem apresentado elevado número de afastamentos do trabalho por motivo de saúde. Este artigo faz um resgate do contexto histórico institucional, dos profissionais da educação envolvidos, bem como dos avanços e retrocessos de uma gestão marcada pelo embate entre ações que visam a qualidade de vida no trabalho e decisões que precarizam as condições dos trabalhadores da educação.


Palavras-chave: Trabalho. Qualidade de vida no trabalho. Precarização das condições do trabalho. Gestão. Adoecimento no trabalho.



Abstract: The Secretariat of Education of the Federal District has played a dual role in terms of managing the quality of life and well-being of its employees over the last decade. On the one hand, it has become a national reference and a pioneer in institutional actions focused on the search for quality of life and well-being for employees. On the other hand, it has presented a high number of absences from work due to health reasons. This article rescues the institutional context, the education professionals involved, as well as the advances and setbacks of a management marked by the clash between actions aimed at quality of life at work and decisions that make the conditions of education workers precarious.

Keywords: Work. Quality of life at work. Precarious working conditions, Management. Illness at work.

Biografia do Autor

Noelma Silva, SEEDF

é graduada em Cïências Sociais e Pedagogia, mestre em Geografia (UnB), especialista em História do Brasil Contemporâneo (AEE) e em Formação de Professores da Educação Básica (UnB). Por 14 anos atuou no ensino superior como coordenadora e docente. Foi coordenadora e professora mediadora do Curso de Pedagogia PIE/UnB/SEEDF e (2001-2005). No curso de pedagogia atuou como docente nas disciplinas de sociologia, metodologia do ensino de geografia, metodologia dos conteúdos das séries iniciais, orientação de TCC. Planejou, coordenou e executou o Projeto de Formação dos Profissionais da educação em defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes no Distrito Federal e Microorregião de Colinas do Tocantins (CECRIA/2006). Implantou e Coordenou a Coordenação de Pós Graduação, Pesquisa e Extensão- COPPEX da Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas - FIESC em Colinas do Tocantins - TO, desenvolvendo projetos como o I Fórum de Responsabilidade no Ensino Superior da FIESC; " FIA - Fundo para Infância e Adolescência da Cidade de Colinas do Tocantins"; Teve aprovado o Projeto de Pesquisa sobre a ELETRONORTE "Avaliação da incidência de doenças infectocontagiosas no lago da Usina Hidrelétrica de Tucuruí" referente à análise ambiental em parceiria FIESC/UFPA; Coordenou as ações de implantação do Mestrado Profissional PPG-CASA da Universidade Federal do Amazonas UFAM, com área de concentração em Política e Gestão Ambiental e foco no Tocantins da Amazônia Legal. (2006-2007) Atuou em nível de Pós-Graduação como docente nas disciplinas de Metodologia e Análise ambiental, Metodologia de Pesquisa em Geografia. Lecionou a disciplina de Responsabilidade Social e Meio Ambiente no Curso de Administração (2007 e 2008). Em 2008 atuou como tutora de Educação Ambiental no Curso de Pedagogia UAB/UnB e também como docente e Orientadora de TCC na Especialização em Formação de Professores do Ensino Médio (CEAD/UnB) e em 2009 e 2010 atuou como docente da disciplina Projeto de Vivências do Curso de Especialização a Distância em Gestão Escolar do CIAR/UFG. De 2009 a 2014 atuou como docente na Universidade Estadual de Goiás UEG nas disciplinas de Orientações de Estudos em Nível Superior, Didática Geral, Economia Espacial e Dinâmica Populacional e História do Pensamento Geográfico e na Pedagogia com as disciplinas de Conteúdos e Processos de Ensino de Geografia e de Multiculturalismo. Em 2014 e 2015 atuou na elaboração de conteúdo relacionado ao Microempreendedor Individual para a Fundação Getúlio Vargas-FGV. Desde 2008 é consultora educacional do SEBRAE Nacional e desde 2015 é instrutora do SENAR/AR/Goiás. Em 2017 retornou à SEEDF onde atuou por 02 anos na Subsecretaria de Gestão de Pessoas com pesquisas relacionadas ao adoecimento, afastamento, readaptação, bem-estar e qualidade de vida no ambiente de trabalho do(a) servidor(a) da SEEDF. Desde 2018 compõe a Comissão Multissetorial para elaboração do Caderno de Ações para implementação da Política de Promoção do Bem-Estar e Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho. Em 2019 compõe a comissão de acompanhamento do Caderno de Ações. Apresentou trabalhos em 2019 relacionados a este tema no X Congresso do GIGAPP, 43ª Encontro da ANPOCS, V SELT. Em 2019 reassumiu a docência na Subsecretaria de Formação Continuada da SEEDF no Curso Aprender Sem Parar Gestão Democrática para diretores e vice-diretores das unidades escolares do Distrito Federa. Em 2020 compõe a Comissão para elaboração da Política de Qualidade de Vida, Bem-Estar do servidor no ambiente de trabalho na SEEDF e aposentados. 

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Publicado

2023-03-31