Qualidade de vida no trabalho na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal: a saúde dos trabalhadores por um programa de qualidade de vida no trabalho na instituição

Autores

  • Gisele Cristine da Silva Dantas SEEDF
  • Ana Karina de Luna Pinheiro SEEDF
  • Carlos Alberto Camargo Campos SEEDF
  • Denise Lima Villalba Dias Noronha SEEDF
  • Vanessa Soublin

Palavras-chave:

Saúde dos Trabalhadores, Qualidade de Vida no Trabalho, Promoção em Saúde, Saúde na Educação, Setor Público, Servidor

Resumo

Este estudo de caso analisa o “Programa de Promoção em Saúde de Qualidade de Vida no Trabalho - QVT”,da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, realizado por servidores atuantes na área de saúde desta instituição nos anos de 2011–2012. Pretende que a prática do programa seja capaz de provocar um impacto no status quo institucional, por meio da investigação e análise da composição do quadro profissional, da organização do trabalho, dos materiais e das instalações físicas disponíveis. Foram identificados problemas referentes à liderança na organização do trabalho, à insuficiência nas condições de trabalho, ao bem ou mal-estar associados às relações socioprofissionais, à preocupação com a violência, aos salários e às expectativas de resoluções de
ordem institucional. Constatou-se:a) a ausência de abordagem das causas do adoecimento e de propostas de Qualidade de Vida no Trabalho – QVT pela instituição, sobretudo pelas chefias superiores; b) a insuficiência de marcos legais institucionais acerca de QVT; c) a possibilidade da proposição de um trabalho na perspectiva preventiva; d) o custo humano dos servidores, quanto à iniciativa, à formação e o desenvolvimento do programa; e) as ambivalências das relações socioprofissionais dos pares, da média e da alta hierarquia; f) a necessidade de conhecimentos multidisciplinares. Concluiu-se que a implementação de um programa de QVT efetivo exige
uma abordagem mais ampla e complexa, entretanto, o trabalho realizado pela Equipe Técnica conseguiu alcançar parte significativa dos objetivos almejados na elaboração do projeto.


Palavras-chave: Saúde dos Trabalhadores. Qualidade de Vida no Trabalho. Promoção em Saúde. Saúde na Educação. Setor Público. Servidor.



Abstract: This case study analyzes the “Program for the Promotion of Health and Quality of Life at Work - QVT”, of the State Department of Education of the Federal District, carried out by public servants working in the health area of this institution in the years 2011–2012. It intends that the program’s practice is capable of causing an impact on the institutional status quo, through the
investigation and analysis of the composition of the professional staff, work organization, materials and physical facilities available. Problems related to leadership in work organization, insufficient working conditions, well-being or discomfort associated with socio-professional relationships, concerns about violence, wages and expectations of institutional resolutions were identified. It was
found: a) the absence of addressing the causes of illness and proposals for Quality of Life at Work – QWL by the institution, especially by senior managers; b) the insufficiency of institutional legal frameworks about QWL; c) the possibility of proposing a work in the preventive perspective; d) the human cost of the servants, regarding the initiative, training and development of the program; e) the ambivalences of the socio-professional relationships of peers, middle and high hierarchy; f) the need for multidisciplinary knowledge. It was concluded that the implementation of an effective QWL program requires a broader and more complex approach, however, the work carried out by the Technical Team was able to achieve a significant part of the objectives sought in the elaboration of the project.


Keywords: Workers’ Health. Quality of life at work. Health Promotion. Health in Education.Public sector. Server.

Biografia do Autor

Gisele Cristine da Silva Dantas, SEEDF

Professora formadora da rede educacional pública, Psicóloga, Mestre e Doutoranda em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília.

Ana Karina de Luna Pinheiro, SEEDF

Professora de Educação Básica - Psicologia na SEE, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional

Carlos Alberto Camargo Campos, SEEDF

Médico, servidor aposentado da Coordenação de Saúde Ocupacional - CoSaúde/SUGEPE/SEEDF. 

Denise Lima Villalba Dias Noronha, SEEDF

Técnica de gestão educacional da SEEDF, psicóloga.

Vanessa Soublin

Especialista em psicologia da saúde, servidora do GDF desde 2008. Atualmente é Diretora de Serviços de Saúde Mental da SES.

Downloads

Publicado

2023-03-31