Docentes do Distrito Federal: o que dizem os resultados do Educacenso para o quinquênio 2016 a 2020
Palavras-chave:
Profissionais da Educação, Perfil do docente, Características do docente, Professores em sala de aulaResumo
Este trabalho apresenta dados sobre o docente do Distrito Federal com ênfase nos professores atuantes em sala de aula, obtidos a partir das bases do Educacenso. O objetivo é apresentar uma síntese das informações resultantes do Censo Escolar da Educação Básica para 2016-2020 considerando o perfil do professor. Como um docente pode atuar em mais de um tipo de rede de ensino e em mais de uma etapa/modalidade, os resultados mostraram predominância de docentes em sala de aula na rede pública, onde se concentrou o dobro de professores ao se comparar com a rede particular, principalmente na rede pública vinculada à Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e de docentes da raça/cor branca e parda. Além disso, 60% dos professores em sala de aula se encontravam no ensino fundamental, e o menor número no ensino especial. Os resultados sobre escolaridade apontaram aumento no percentual de docentes com pós-graduação, mas ainda em valor insuficiente para atender a meta do Plano Nacional de Educação – PNE (2014-2020) de ao menos 50% dos docentes com algum nível de pós-graduação. A relação entre o número de professores efetivos o de contratos temporários caiu pela metade, com redução de efetivos e aumento acentuado de docentes contratados que atuam em sala de aula. Esse resultado mostrou-se elevado, quando comparado com a proporção máxima de 10%, recomendado pelo Conselho Nacional de Educação – CNE. Conhecer o perfil do professor pode conduzir os gestores na elaboração de políticas que melhorem a atividade docente, fundamental no contexto escolar.