Corpo e educação nos tempos e espaços da escola: o que as crianças evidenciam quando brincam
Palavras-chave:
Brincadeiras, Crianças, Escola, CorpoResumo
Este estudo buscou compreender as brincadeiras nos tempos e espaços da escola, bem como sua relação com a educação do corpo, considerando a percepção das crianças. Para o alcance deste objetivo, realizou-se um trabalho de campo ao longo de oito meses, mediado por observação participante, diário, fotografias e conversas. Contamos com uma turma de 29 crianças do 1º ano do Ensino Fundamental, com idades entre 6 e 7 anos, de uma escola pública de Brasília. A análise partiu do registro detalhado do fenômeno observado, numa perspectiva social. Destacou-se que as crianças aspiram por tempos e espaços para as brincadeiras, além de evidenciarem ações sociais e relações de poder, por meio do corpo, nas interações entre pares. Conclui-se que nas brincadeiras o corpo integra-se ao processo educativo, à medida que representa maneiras de ser, pensar e agir de uma sociedade, ao tempo em que viabiliza a atuação social das crianças. Considerando as brincadeiras e a educação do corpo fundamentais na Educação Física escolar, faz-se necessário um olhar e uma escuta sensível das crianças na prática pedagógica e um diálogo entre professores de Educação Física e pedagogos.
Palavras-chave: Brincadeiras. Crianças. Escola. Corpo.
Body and education in the times and spaces of the school: what children show when they play
Abstract: This study sought to understand the games in the times and spaces of the school, as well as its relationship with the education of the body, considering the perception of children. To achieve this objective, fieldwork was carried out over eight months, mediated by participant observation, diary, photographs and conversations. We have a class of 29 children from the 1st year of elementary school, aged between 6 and 7 years old, from a public school in Brasília. The analysis started from the detailed record of the phenomenon observed, from a social perspective. It was highlighted that children aspire to time and space for games, in addition to showing social actions and power relations, through the body, in peer interactions. It is concluded that in games, the body integrates itself into the educational process, as it represents ways of being, thinking and acting in a society, while enabling the social performance of children. Considering the games and education of the body that are fundamental in Physical Education at school, it is necessary to look and listen to children sensitively in pedagogical practice and a dialogue between Physical Education teachers and pedagogues.
Keywords: Jokes. Kids. School. Body.