O lúdico no processo de formação continuada de professores e professoras da rede pública de ensino do Distrito Federal: um estudo de caso da EAPE
Palavras-chave:
Brincar, Formação Continuada, Prática PedagógicaResumo
Este artigo procura analisar a importância da prática sistematizada de jogos e brincadeiras na formação continuada - FC de professores e professoras da rede pública de ensino do Distrito Federal. Verificou-se de que forma se organizou a prática pedagógica dos professores no cotidiano escolar a partir das experiências vividas em um curso de FC ofertado pela EAPE (Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação). Neste Estudo de Caso, entrevistamos e observamos cinco professores de cinco Regiões Administrativas diferentes. Foi possível verificar que eles professores apresentaram percepções bastante similares sobre a utilização de jogos e brincadeiras em suas aulas, tendo em vista a sua participação ativa no curso, demonstrando mudanças em suas práticas pedagógicas.
Palavras-chave: Brincar. Formação Continuada. Prática Pedagógica.
The ludic in the continuing education process of teachers in the public school system of the Federal District: a case study of EAPE
Abstract: This article seeks to analyze the importance of the systematic practice of games and games in the continuing education (CE) of teachers from the public school system in the Federal District. It was verified how the pedagogical practice of teachers in everyday school life was organized based on the experiences lived in a CE course offered by EAPE (Sub-secretariat of Continuing Education of Education Professionals). In this Case Study, we interviewed and observed five teachers from five different Administrative Regions. It was possible to verify that they teachers had very similar perceptions about the use of games and games in their classes, in view of their active participation in the course, demonstrating changes in their pedagogical practices.
Keywords: Play. Continuing Education. Pedagogical Practice.