PUBLICAÇÃO DA PRIMEIRA EDIÇÃO DA REVISTA COM CENSO JOVEM E PARTICIPAÇÃO NA SBPC

2022-07-15

PUBLICAÇÃO DA PRIMEIRA EDIÇÃO DA REVISTA COM CENSO JOVEM E PARTICIPAÇÃO NA SBPC

Revista Com Censo (RCC) iniciou, no final do mês de junho de 2022, a publicação da Revista Com Censo Jovem: Iniciação Científica de Estudantes da Educação Básica (RCCJ). Trata-se de um periódico científico de periodicidade semestral, acesso livre, e que adota o processo de avaliação por pares (duplo-cego). O propósito central da RCCJ é promover a divulgação de trabalhos de iniciação científica produzidos pelos estudantes da educação básica, com ênfase em mecanismos de encorajamento ao protagonismo estudantil e no fortalecimento de iniciativas de pesquisa no âmbito da educação pública. O periódico realiza a publicação de trabalhos de iniciação científica que explorem temáticas relacionadas a quaisquer áreas do conhecimento, priorizando conteúdos vinculados ao currículo da educação básica. A RCC e a RCCJ são vinculadas à Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE) da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF).

A primeira edição da RCCJ será apresentada na 74º Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontecerá na Universidade de Brasília (UnB), campus Darcy Ribeiro, entre os dias 25 a 30 de julho de 2022. A equipe editorial da RCC convida todos a visitarem o estande da SEEDF no evento, na ala dedicada à SBPC Jovem (Centro Comunitário). Nesse espaço, haverá uma exposição com trabalhos publicados no primeiro volume da revista, além de apresentações no palco SBPC Jovem, todos os dias às 4pm.

A criação da RCCJ reflete o comprometimento da equipe editorial da RCC com o fomento às iniciativas letramento científico e com a diversificação das oportunidades de publicação e veículos de divulgação científica, especialmente no contexto da educação básica pública. A primeira edição da RCCJ já se encontra disponível online.

Desejamos a todos uma ótima leitura!