






A Revista Com Censo (ISSN 2359-2494) é uma publicação seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente às comunidades acadêmico-científicas, com edição de responsabilidade da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE), da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Ela é orientada a prover as comunidades acadêmicas, sobretudo os pesquisadores diretamente envolvidos nas práticas escolares das escolas públicas, com informações e conhecimentos sobre temas relacionados à administração e à estrutura organizacional da educação, em âmbito distrital e nacional.
O debate incentivado através da publicação dos trabalhos é pautado por divulgação de trabalhos de análise político-acadêmicas. A Revista Com Censo busca fomentar um debate democrático sobre a situação da educação no DF, com vistas também ao alcance daqueles envolvidos efetivamente nos processos escolares cotidianos.
A Revista Com Censo busca incentivar a utilização e a interpretação dos dados censitários oficiais, tais como o Censo Escolar DF, na elaboração dos trabalhos a serem submetidos à Revista. A intenção é que os trabalhos publicados sirvam para aprofundar a discussão sobre os dados censitários que dizem respeito direta ou indiretamente à rede de ensino público do DF. Dessa forma, visando promover a melhoria das condições de ensino e da aprendizagem nas escolas públicas do DF, a Revista Com Censo encoraja a apropriação e a plena utilização dessas informações censitárias, visto serem recursos indispensáveis para o fortalecimento de um debate democrático sobre a educação no DF.
A Revista Com Censo é publicada desde 2014, atualmente produzindo em periodicidade trimestral. Tem como cobertura temática as áreas de legislação educacional, sistema educacional, gestão educacional, políticas públicas educacionais, estatísticas educacionais, avaliação educacional e organização do trabalho pedagógico. Tem por missão ser um veículo de divulgação científica no campo da educação. Tem como público alvo servidores(as) da Secretaria de Estado de Educação do DF, estudantes, docentes e pesquisadores de graduação e de pós-graduação de instituições de Ensino Superior e de demais instituições com produção qualificada na área de educação.
A revista está hospedada no portal de periódicos da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, no endereço http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso, e apresenta-se em formato on-line. O processo de submissão, avaliação, edição e publicação é feito por meio do Sistema Open Journal Systems - OJS.
Os trabalhos devem ser inéditos e escritos em língua portuguesa, e poderão ser dos seguintes gêneros:
Um item recomendado para os trabalhos a serem submetidos é a utilização, direta ou indireta, de dados numéricos, tabelas e/ou gráficos baseados em informações censitárias oficiais, que podem ser articulados ao assunto em questão; ou de modo a esclarecer as ideias desenvolvidas no texto, ou de maneira que esses dados sejam parte do objeto de discussão, concomitante ao desenvolvimento do tema central do manuscrito.
Os trabalhos submetidos deverão ser elaborados conforme as seguintes especificações:
- Os artigos, com mínimo de 4.000 e máximo em torno de até 8.000 palavras, devem ser escritos:
- As resenhas, com mínimo de 1.000 e máximo em torno de até 2.000 palavras, devem ser formatadas a partir das diretrizes dos artigos, explicitadas acima - inclusive em relação ao resumo e às palavras-chave -, e devem trazer uma apresentação da obra resenhada, com dados bibliográficos essenciais, tais como: nome do(a) autor(a), título da obra, local e ano de publicação, nome da editora, tradução (quando for o caso) e número de páginas; descrição da estrutura da obra: a divisão em capítulos, em seções, ou nas partes que lhe couber; descrição do conteúdo da obra resenhada; identificação dos(as) autores(as) da obra resenhada, com breve referência a sua vida e a algumas outras obras suas. Por fim, deve conter uma análise com posicionamento crítico dos(as) autores(as) da resenha acerca da obra resenhada;
- Os relatos de experiência, com mínimo de 2.000 e máximo em torno de até 4.000 palavras, devem ser formatados de acordo com as diretrizes utilizadas para os artigos, incluindo resumo e palavras-chave.
Os trabalhos serão recebidos em fluxo contínuo durante o ano. Haverá o limite de um trabalho por autor(a) para composição das edições da Revista.
Não se justifica a inclusão de nome de autores(as) cuja contribuição seja inexpressiva, de modo que a indicação de autoria é limitada a cinco por trabalho.
Será explicitado nas edições da Revista que o conteúdo e a exatidão das referências, a originalidade e outros aspectos relacionados à legalidade das informações publicadas são de responsabilidade dos(as) autores(as), não representando necessariamente a posição oficial da Revista ou da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.
Não serão aceitos trabalhos e contribuições que não atendam às configurações propostas pela Revista.
A avaliação dos trabalhos submetidos será feita mediante o sistema duplo-cego por pares, ou seja, caso o manuscrito se enquadre no escopo da revista, serão submetidos a dois pareceristas, preferencialmente externos à Secretaria de Estado de Educação, para avaliar e recomendar sua aceitação ou sua rejeição, de modo que os(as) autores(as) e os(as) pareceristas não sejam identificados uns aos outros durante o processo de avaliação.
A avaliação de todos os trabalhos será baseada nos seguintes critérios:
O parecer de avaliação dos trabalhos submetidos deverá gerar uma recomendação dentre as três possibilidades a seguir:
Trabalhos com correções obrigatórias recomendadas e que não tiverem retorno do autor por mais de seis meses poderão ser rejeitados, ou sugeridos para submissão em outra revista, conforme critério do editor responsável pelo manuscrito.
A composição das edições só poderá ser realizada com trabalhos na condição de aprovados, e após a execução de eventuais correções necessárias recomendadas por pareceristas ou revisores.
A seleção de trabalhos aprovados para compor uma edição é uma atribuição do Editor-Chefe, assim como a definição do índice de cada edição.
Não serão cobradas quaisquer taxas referentes aos processos de submissão e processamento dos manuscritos enviados para a Revista Com Censo.
Todo o conteúdo do periódico está disponibilizado para livre acesso sem fins comerciais.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que desejam publicar nesta revista devem concordar com os seguintes termos: