Caseb e a Matemática: uma parceria de sucesso
Keywords:
Aprendizagem da matemática, Projetos, Resolução de problemasAbstract
Este trabalho descreve os projetos Matemática É Para Todos (MEPT) e o projeto Olimpíada de Matemática do CEF Caseb (Omcaseb), e algumas ações voltadas para a aprendizagem da Matemática que têm sido desenvolvidas pelo Centro de Ensino Fundamental Caseb desde 2014. De modo geral, os projetos e as ações têm como meta melhorar a qualidade da aprendizagem nessa disciplina. O MEPT, especificamente, tem como proposta promover a aprendizagem da Matemática na perspectiva da proposição de problemas por meio da colaboração entre os estudantes. Da mesma forma, o projeto Omcaseb tem por finalidade o desenvolvimento de habilidades matemáticas a partir de ações que democratizem a aprendizagem da Matemática numa perspectiva inclusiva e participativa. A melhora na aprendizagem dos estudantes em Matemática tem refletido no desempenho escolar. Uma das possíveis implicações em relação à melhoria na aprendizagem dos estudantes, como um todo, pode ser notada nas participações em olimpíadas de Matemática, chegando a 2019 com 53 estudantes com bons desempenhos entre as primeiras colocações em seus níveis e categorias. Outra contribuição observada está relacionada à melhoria do desempenho dos estudantes na avaliação em larga escala de 2019.
Palavras-chave: Aprendizagem da Matemática. Projetos. Resolução de problemas.
Caseb and Mathematics: a successful partnership
Abstract: This paper describes the projects Mathematics is for All (MEPT) and the CEF Caseb Mathematics Olympiad project (Omcaseb), and some actions aimed at learning Mathematics that have been developed by the Caseb Elementary Education Center since 2014. , projects and actions aim to improve the quality of learning in this discipline. The MEPT, specifically, aims to promote the learning of Mathematics from the perspective of proposing problems through collaboration among students. Likewise, the Omcaseb project aims to develop mathematical skills from actions that democratize the learning of Mathematics in an inclusive and participatory perspective. The improvement in student learning in Mathematics has been reflected in school performance. One of the possible implications regarding the improvement in student learning, as a whole, can be seen in the participation in Mathematics Olympiads, reaching 2019 with 53 students with good performances among the first places in their levels and categories. Another contribution observed is related to the improvement in student performance in the 2019 large-scale assessment.
Keywords: Learning Mathematics. Projects. Problem solving.