População em situação de rua: projeto multiplicador em saúde bucal

Authors

  • Marcela Araújo Predes
  • Michael Anderson Aguiar do Nascimento
  • Samuel de Sousa Gama
  • Daiane Silva dos Santos
  • Amanda Eduarda Rosa Siqueira da Cruz
  • Ana Maria de Oliveira Carneiro ETESB/FEPECS
  • Luiz Guilherme Loivos de Azevedo

Keywords:

Educação em Saúde; Pessoas em situação de Rua; Saúde Bucal

Abstract

O presente trabalho descreve a experiência de um grupo de estudantes do curso Técnico em Saúde Bucal da Escola Técnica de Saúde de Brasília, no desenvolvimento de ações voltadas para formação de agentes multiplicadores em saúde bucal. Com a intenção de beneficiar pessoas em situação de rua que foram resgatadas, encaminhadas e internadas na Instituição Vinde Vida, foram realizadas atividades educativas para incentivar adoção de hábitos saudáveis. Por meio de atividades lúdicas, músicas, vídeos, atividades escritas, palestras e mesas demonstrativas, criou-se um ambiente favorável ao diálogo e reflexão sobre os temas abordados. Foi possível, também, desenvolver higiene bucal supervisionada. Mesmo com alguns obstáculos, no decorrer da execução do projeto, o trabalho concluiu-se com êxito. A educação em saúde colabora de maneira significativa para aqueles que buscam reestabelecer sua autonomia e dignidade humana. Todas as pessoas, estando elas em qualquer que seja a situação, têm direito a uma chance de se reerguerem e o Estado tem o dever de ajudá-las. De certa forma, o projeto buscou conscientizar de que a saúde é primordial para um recomeço.

Palavras-chave: Educação em Saúde. Pessoas em situação de rua. Saúde Bucal.

Homeless population: multiplier project in oral health

Abstract: This paper describes the experience of a group of students from the Technical Course in Oral Health at the Technical School of Health in Brasília, in the development of actions aimed at training multiplier agents in oral health. With the intention of benefiting homeless people who were rescued, referred and admitted to the Vinde Vida Institution, educational activities were carried out to encourage the adoption of healthy habits. Through playful activities, music, videos, written activities, lectures and demonstration tables, a favorable environment for dialogue and reflection on the topics covered was created. It was also possible to develop supervised oral hygiene. Even with some obstacles, during the execution of the project, the work was completed successfully. Health education contributes significantly to those who seek to reestablish their autonomy and human dignity. All people, whatever their situation, are entitled to a chance to get back on their feet and the State has a duty to help them. In a way, the project sought to raise awareness that health is essential for a fresh start.

Keywords: Health Education. Homeless people. Oral Health.

Published

2020-12-04