Uso de projetos como orientador do processo de aprendizagem: percepção dos discentes de um curso técnico em saúde bucal
Keywords:
APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, ENSINO ORIENTADO AO PROJETOAbstract
O presente trabalho tem como objetivo relatar a percepção colhida dos estudantes de um curso técnico em saúde bucal de uma escola do SUS do Distrito Federal (Brasil), após a realização de um projeto de orientação do processo de aprendizagem. O projeto, que teve como objetivo a formação de multiplicadores em saúde bucal, exigiu que os estudantes fizessem o registro de todas as etapas cumpridas em instrumento digital (site e mídias sociais). Após a coleta de impressões com os alunos, permitiu-se avaliar que o trabalho se mostrou motivador e adequado na construção de conhecimentos contextualizados, além de permitir a consolidação e aquisição de conteúdos. Sendo assim, o uso do projetos foi um recurso pedagógico capaz de integrar o conhecimento dado ao longo do curso técnico, aprimorá-lo e ainda se mostrou eficiente no desenvolvimento do domínio afetivo, à medida que exigiu resiliência no trato interpessoal e estimulou a troca de visões de mundo oferecida por cada participante.
Palavras-chave: Aprendizagem. Educação profissional. Ensino orientado ao projeto.
Use of projects as a guide for the learning process: perception of students from a technical course in oral health
Abstract: The present work aims to report the perception collected from students of a technical course in oral health at a SUS school in the Federal District (Brazil), after carrying out a project to guide the learning process. The project, which aimed to train oral health multipliers, required students to record all the steps completed in a digital instrument (website and social media). After collecting impressions from the students, it was allowed to assess that the work proved to be motivating and adequate in the construction of contextualized knowledge, in addition to allowing the consolidation and acquisition of content. Thus, the use of projects was a pedagogical resource capable of integrating the knowledge given throughout the technical course, improving it and even proved efficient in the development of the affective domain, as it required resilience in the interpersonal relationship and stimulated the exchange of worldviews offered by each participant.
Keywords: Learning. Professional education. Project-oriented teaching.