O Instagram® como ferramenta de educação e multiplicação do conhecimento em saúde bucal
Keywords:
educação em saúde, técnico em saúde bucal, Instagram®Abstract
O presente trabalho traz o relato de experiência da criação de um perfil em mídia social, realizado por estudantes do Curso Técnico em Saúde Bucal (TSB) da Escola Técnica de Saúde de Brasília (ETESB). A iniciativa teve como objetivo estimular a criação de textos e imagens relacionadas à saúde bucal de crianças, porém voltados para a informação e divulgação entre pais, cuidadores e professores da educação infantil, além de sensibilizar um número maior de pessoas, usuários da rede social Instagram®. A ação pedagógica fez parte de um projeto destinado a promover a formação de agentes multiplicadores em saúde bucal em uma escola de educação infantil do Distrito Federal. Ficou evidenciado o engajamento dos estudantes na criação de conteúdo uma vez que a familiaridade com a ferramenta e a interação com usuários da comunidade estimulava a curiosidade e a pesquisa por referências de qualidade. Embora não tenha sido aferido o alcance dos seguidores com o perfil criado, houve adequação da linguagem, de imagens e eficaz divulgação de informações relevantes para a comunidade, atingindo os objetivos educacionais propostos, transformando-os em protagonistas do próprio conhecimento.
Palavras-chave: Educação em Saúde. Instagram®. Técnico em Saúde Bucal.
Instagram® as a tool for education and dissemination of knowledge in oral health
Abstract: The present work brings an experience report of the creation of a profile in social media, carried out by students of the Technical Course in Oral Health (TSB) of the Technical School of Health of Brasília (ETESB). The initiative aimed to encourage the creation of texts and images related to children's oral health, but aimed at information and dissemination among parents, caregivers and teachers of early childhood education, in addition to sensitizing a greater number of people, users of the Instagram social network ®. The pedagogical action was part of a project aimed at promoting the training of multiplier agents in oral health at an early childhood education school in the Federal District. The engagement of students in content creation was evidenced, since familiarity with the tool and interaction with community users stimulated curiosity and search for quality references. Although the reach of the followers with the profile created was not measured, there was an adaptation of the language, images and effective dissemination of relevant information to the community, reaching the proposed educational objectives, transforming them into protagonists of their own knowledge.
Keywords: Health Education. Instagram®. Oral Health Technician.