O Currículo em Movimento e a imaginação

Authors

Keywords:

Imaginação, SEEDF, Currículo em Movimento, Desenvolvimento Humano, Psicologia Sociocultural

Abstract

A imaginação se configura em um sistema psicológico que amplia as experiências humanas e gera aprendizagens. Dessa forma, a imaginação impulsiona o desenvolvimento humano, o que torna imprescindível a discussão de seu fomento nas práticas e currículos escolares. Com base nessa assertiva, por meio da análise documental do Currículo em Movimento, buscou-se verificar como a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) trata das questões relacionadas à imaginação. Portanto, empreendeu-se a análise do texto curricular nos cadernos que tratam dos Pressupostos Teóricos e dos Anos Iniciais do ensino fundamental. Utilizou-se a perspectiva da Psicologia Sociocultural como aporte teórico da pesquisa. Como resultado, percebeu-se que o Currículo da SEEDF apresenta elementos para se desenvolver uma educação pautada nos processos imaginativos em alguns de seus componentes, mas que precisa de maior aprofundamento em outros. Entretanto, apesar de mostrar certa incipiência em alguns componentes curriculares, apresenta-se significativamente como um currículo encorajador de práticas imaginativas na escola.

Palavras-chave: Imaginação. SEEDF. Currículo em Movimento. Desenvolvimento Humano. Psicologia Sociocultural.

The Curriculum in Motion and the imagination

Abstract: The imagination can be conceived as a psychological system that expands human experiences and generates learning. In this way, imagination drives human development, which makes it essential to discuss its promotion in school practices and curricula. Based on this assertion, through documentary analysis of the Curriculum in Motion, we sought to verify how the Federal District Education Department (SEEDF) deals with issues related to imagination. Therefore, an analysis of the curricular text was undertaken in the notebooks dealing with Theoretical Assumptions and the Initial Years of elementary school. The perspective of Sociocultural Psychology was used as a theoretical contribution to the research. As a result, it was noticed that the SEEDF Curriculum has elements to develop an education based on the imaginative processes in some of its components, but that it needs further deepening in others. However, despite showing a certain incipience in some curricular components, it presents itself significantly as a curriculum that encourages imaginative practices at school.

Keywords: Imagination. SEEDF. Curriculum in Motion. Human development. Sociocultural Psychology.

Author Biography

Fabrícia Teixeira Borges, Universidade de Brasília (UnB)

Professora da Universidade de Brasília no departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (PED) do Instituto de Psicologia (IP), orienta mestrado e doutorado no Programa de Psicologia do Desenvolvimento e Escolar (PGPDE). 

Published

2021-08-31