Pé em casa: educação patrimonial em tempos de isolamento social

Authors

  • Ana Paula Campos Gurgel Universidade de Brasília http://orcid.org/0000-0002-0189-2958
  • Amanda Idala Dias de Oliveira Universidade de Brasília
  • Anny Caroline Mori Rodrigues Universidade de Brasília
  • Juliana Albuquerque Campos da Silva Universidade de Brasília
  • Vitor Vaz Mendes Universidade de Brasília

Keywords:

educação patrimonial, arquitetura, lúdico

Abstract

O presente artigo tem por objetivo apresentar as atividades lúdicas de educação patrimonial desenvolvidas pelo projeto de extensão “Pé na Estrada‟ da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. No atual momento de isolamento social vivenciado em virtude da pandemia de Covid-19, o projeto passou a trabalhar em atividades on-line, disponibilizando material para as famílias imprimirem e brincarem. Para construir essas atividades a equipe do projeto se debruçou sobre uma revisão teórico-metodológica acerca de temas de educação patrimonial e criação de “jogos sérios‟, conforme será abordado nesse artigo. Especificamente, apresenta-se aqui a Semana de Minas, uma adaptação do roteiro de viagem para o mundo virtual no qual pode-se ressaltar a importância da conservação do patrimônio cultural.

Palavras-chave: Educação Patrimonial. Arquitetura. LúdicoIsolamento Social. Redes sociais.

Author Biographies

Ana Paula Campos Gurgel, Universidade de Brasília

Arquiteta e Urbanista formada pela UFRN, Mestre em Arquitetura e Urbanismo PPGAU-UFRN e Doutora em Arquitetura e Urbanismo PPG.FAU-UnB. Professora adjunta do Departamento de Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - UnB.

Amanda Idala Dias de Oliveira, Universidade de Brasília

Graduanda da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - UnB

Anny Caroline Mori Rodrigues, Universidade de Brasília

Graduanda da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - UnB.

Vitor Vaz Mendes, Universidade de Brasília

Graduando da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - UnB.

Published

2020-08-27