Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) acentua as diferenças entre as relações sociais com a educação durante a epidemia de Covid-19

Authors

Keywords:

Educação, Enem, Coronavírus

Abstract

O presente texto tem como objetivo discutir a relação das escolas particulares e escolas públicas na preparação de estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 em plena pandemia de COVID – 19. Mostra o quanto essa competição é desleal, revelando privilégios históricos da elite e mantendo as populações humildes sem condições de competições justas no Exame. A falta de preparação das escolas públicas para proporem aulas mediadas coloca o estudante em condições de desvantagem frente à nova realidade mundial e nacional. Constata-se que a peça publicitária para o Enem encomendada pelo governo federal busca amenizar um problema histórico, falta de educação de qualidade para estudantes das escolas públicas em nosso país, passando a impressão de que todos os estudantes estão preparados da mesma forma para participar das provas, algo que historicamente não é verdade. 

Palavras-chave: Educação. Enem. Coronavírus.

National Secondary Education Examination (ENEM) emphasizes the differences between social relations with education during the Covid-19 epidemic

Abstract: This text aims to discuss the relationship of private schools and public schools in preparing students for the National High School Exam (ENEM) 2020 in the midst of the COVID – 19 pandemic. It shows how unfair this competition is, revealing historical privileges of the elite and keeping the populations humble without conditions for fair competitions in the Exam. The lack of preparation of public schools to propose mediated classes puts the student at a disadvantage compared to the new global and national reality. It appears that the publicity piece for Enem commissioned by the federal government seeks to alleviate a historical problem, lack of quality education for public school students in our country, giving the impression that all students are equally prepared to participate in the evidence, something that is not historically true.

Keywords: Education. And either. Coronavirus.

Author Biography

Tatiany Michelle Gonçalves da Silva, SEEDF e UnB

PROFESSORA DA SEE-DF , LICENCIADA EM PEDAGOGIA E BIOLOGIA E MESTRANDA EM ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS.

Published

2020-08-27