Educação de jovens e adultos em tempos de crise do trabalho: o currículo integrado na EJA
Keywords:
EJA, Currículo Integrado, Trabalho, Educação profissionalAbstract
Os tempos sombrios em que está mergulhada a sociedade nos levam a pensar na fragilidade daqueles que mais precisam da educação profissional no Brasil. No cenário otimista o país possui cerca de 11 milhões de desempregados e, com a implantação do novo regime trabalhista (BRASIL, 2017), é possível que esse número aumente. Em tempos de egoísmo, em que o “velho‟ é descartável, queremos abrir espaço para pensar estes sujeitos que buscam as instituições educacionais para melhorar sua condição escolar e, por conseguinte, sua colocação no mundo do trabalho. Nesse sentido, este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa bibliográfica e documental em relação à proposta curricular para a Educação de Jovens e Adultos – EJA em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Região do entorno do Distrito Federal. A pesquisa de caráter exploratório adotou como metodologia a natureza bibliográfica e análise documental, utilizando procedimentos de leitura sistemática (MARCONI; LAKATOS, 2010) para ordenar o conjunto de dados, tendo em vista o objeto de estudo.
Palavras-chave: EJA. Currículo Integrado. Trabalho. Educação Profissional.
Education of young people and adults in times of crisis at work: the integrated curriculum in EJA
Abstract: The dark times in which society is immersed lead us to think about the fragility of those who most need professional education in Brazil. In the optimistic scenario, the country has about 11 million unemployed and, with the implementation of the new labor regime (BRASIL, 2017), it is possible that this number will increase. In times of selfishness, in which the “old‟ is disposable, we want to open space for thinking about these individuals who seek educational institutions to improve their school condition and, consequently, their placement in the world of work. In this sense, this work presents the results of a bibliographical and documentary research in relation to the curricular proposal for Youth and Adult Education - EJA in a Federal Institute of Education, Science and Technology in the region surrounding the Federal District. The exploratory research adopted as a methodology the bibliographic nature and documental analysis, using systematic reading procedures (MARCONI; LAKATOS, 2010) to order the data set, considering the object of study.
Keywords: EJA. Integrated Curriculum. Work. Professional Education.