A importância da Educação Inclusiva nas séries iniciais

Authors

  • Rosângela Ferreira secretaria municipal de educação

Keywords:

Inclusão, necessidades especiais, desenvolvimento, aprendizagem, autonomia, família

Abstract

Este estudo tem como objetivo salientar a importância do ingresso de alunos com necessidades especiais nas séries iniciais. Para isso, investigaram-se os principais fatores desse processo como: a preparação da escola e dos professores regentes e de apoio, focando as dificuldades encontradas por eles na atuação com os alunos especiais; e de como o ingresso dos alunos com necessidades especiais nas séries iniciais é importante para o desenvolvimento destes. A pesquisa foi baseada no modelo qualitativo, utilizou-se uma entrevista com alguns professores regentes e de apoio. Com isso, conclui-se que os professores consideram de grande importância a inclusão desses alunos, pois promove a eles um desenvolvimento ao adquirirem conhecimento e autonomia levando em conta sua limitação; e que, mesmo com as dificuldades que esses professores encontram, tentam proporcionar aos alunos o melhor aprendizado possível; e também a participação da família nesse processo de aprendizagem. 

Palavras-chave: Inclusão. Necessidades especiais. Desenvolvimento. Aprendizagem. Autonomia. Família.  

The importance of inclusive education in the early education     

Abstract: This study aims to highlight the importance of the entry of students with special needs into the early grades. For this, the main factors of this process were investigated, such as: the preparation of the school and of the regent and support teachers, focusing on the difficulties encountered by them in working with special students; and how the entry of students with special needs into the early grades is important for their development. The research was based on the qualitative model, using an interview with some regent and support teachers. Thus, it is concluded that teachers consider the inclusion of these students of great importance, as it promotes their development by acquiring knowledge and autonomy, taking into account their limitations; and that, even with the difficulties these teachers encounter, they try to provide students with the best possible learning experience; and also the participation of the family in this learning process. Keywords: Inclusion. Special needs. Development. Learning. Autonomy. Family.

Published

2020-08-27