A práxis na Escola Parque da Natureza de Brazlândia: Utopias, trajetórias e impermanências
Keywords:
Educação Ambiental, Educação Patrimonial, Práxis Pedagógica, Escola ParqueAbstract
O presente artigo é resultado da pesquisa de mestrado realizada entre 2016 e 2018, cujo título é “ESCOLA PARQUE DA NATUREZA DE BRAZLÂNDIA: UTOPIAS EDUCACONAIS‟ (ROSA, 2018). Este recorte discorre sobre as experiências na Escola Parque da Natureza de Brazlândia (EPNBraz), com enfoque na Educação Ambiental e Patrimonial, campos epistemológicos principais da escola. A EPNBraz foi inaugurada em 2014, trabalha com os componentes curriculares Arte e Educação Física. Em 2019 atende a, aproximadamente, 960 estudantes da Educação Infantil ao 5° do Ensino Fundamental, vinculados à Educação Integral, de oito unidades escolares de Brazlândia. O objetivo é, diante do contexto apresentado, realizar uma análise teórica destes dois campos, Educação Ambiental e Patrimonial, e propor formas de articulação entre ambos. A partir disso, levantar questões pungentes à práxis pedagógica da escola, como a relação com a corporeidade e a estrutura de processo e produto pedagógico.
Palavras-chaave: Educação Ambiental. Educação Patrimonial. Práxis Pedagógica. Escola Parque.
Praxis at the Escola Parque da Natureza de Brazlândia: Utopias, trajectories and impermanence
Abstract: This article is the result of a master's research carried out between 2016 and 2018, entitled “ESCOLA PARQUE DA NATUREZA DE BRAZLÂNDIA: UTOPIAS EDUCACONAIS‟ (ROSA, 2018). This excerpt discusses the experiences at the Escola Parque da Natureza de Brazlândia (EPNBraz), with a focus on Environmental and Heritage Education, the main epistemological fields of the school. EPNBraz was inaugurated in 2014, works with the Art and Physical Education curricular components. In 2019, it serves approximately 960 students from Kindergarten to 5th of Elementary School, linked to Integral Education, from eight school units in Brazlândia. The objective is, given the context presented, to carry out a theoretical analysis of these two fields, Environmental and Heritage Education, and to propose ways of articulation between them. From this, it raises poignant questions to the school's pedagogical praxis, such as the relationship with corporeality and the structure of the pedagogical process and product.
Keywords: Environmental Education. Heritage Education. Pedagogical Praxis. School Park.