Educação Ambiental: Uma experiência pedagógica desenvolvida com o 4º ano do ensino fundamental
Keywords:
Experiência pedagógica, Gestão de resíduos, Ensino Fundamental, Educação para a sustentabilidade, Educação ambientalAbstract
Este artigo visa relatar uma experiência pedagógica com a temática gestão de resíduos no âmbito da educação ambiental, ocorrida em uma turma de 4º ano do ensino fundamental numa Escola Classe de Ceilândia. A experiência em questão está ancorada no eixo transversal Educação para a sustentabilidade do Currículo em Movimento da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. A origem deste estudo está circunscrita na observação dos pesquisadores da necessidade de que os estudantes desenvolvam e apresentem atitudes positivas e corretas em relação ao descarte de lixo. Esta investigação foi conduzida pelo professor regente da turma e por uma residente do programa Residência Pedagógica que acompanhou a turma em foco. Diante da experiência relatada evidenciou-se que os estudantes puderam ter uma oportunidade pedagógica de refletirem sobre a questão da gestão dos resíduos envolvendo a destinação adequada do lixo. Os conhecimentos construídos, através do trabalho colaborativo têm a possibilidade de reverberarem nas práticas sociais dos estudantes, a fim de que mais conscientes, críticos e reflexivos possam buscar atenuar o impacto da ação humana sobre a natureza.
Palavras-chave: Educação ambiental. Educação para a sustentabilidade. Gestão de resíduos. Experiência pedagógica. Ensino Fundamental.Environmental Education: A pedagogical experience developed with the 4th year of elementary school
Abstract: This article aims to report a pedagogical experience with the theme of waste management in the context of environmental education, which took place in a 4th grade elementary school class at a Escola Classe de Ceilândia. The experience in question is anchored in the transversal axis Education for the sustainability of the Curriculum in Movement of the State Department of Education of the Federal District. The origin of this study is circumscribed in the researchers' observation of the need for students to develop and present positive and correct attitudes in relation to waste disposal. This investigation was conducted by the classroom teacher and a resident of the Pedagogical Residency program who accompanied the focus group. Given the experience reported, it became clear that students had a pedagogical opportunity to reflect on the issue of waste management involving the proper disposal of waste. The knowledge built through collaborative work has the possibility of reverberating in the students' social practices, so that they can be more aware, critical and reflective, seeking to attenuate the impact of human action on nature.
Keywords: Environmental education. Education for sustainability. Waste Management. Pedagogical experience. Elementary School.