Desenvolvimento de um website para a conscientização do consumo responsável de água: Um relato de experiência em uma instituição de atendimento complementar
Keywords:
Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, Website, ÁguaAbstract
O uso de novas tecnologias tem acarretado transformações em toda a sociedade, causando impacto no âmbito educacional. Diante desse contexto, este estudo busca analisar como o processo de desenvolvimento de um website para a conscientização do consumo responsável da água pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem e para o desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes. Para tal, realiza-se uma breve discussão teórica sobre as novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs), sobre a linguagem HTML e, posteriormente, relata-se e discute-se a experiência do desenvolvimento do website na Escola Parque Anísio Teixeira de Ceilândia, uma escola de atendimento complementar. A metodologia empregada para atingir o objetivo proposto é o estudo de caso, quanto à natureza dos dados, este estudo é qualitativo e a técnica adotada para a coleta de dados é a observação-participante. Por meio deste estudo foi possível evidenciar que o desenvolvimento de um website com a temática da água, por ser uma atividade pedagógica que envolve o uso de NTICs em sala de aula, pode contribuir para o desenvolvimento da qualidade do processo de ensino-aprendizagem, criando e diversificando as oportunidades de aprendizagem para os educandos.
Palavras-chave: Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Website. Água.
Development of a website to raise awareness of responsible water consumption: An experience report in a complementary service institution
Abstract: The use of new technologies has resulted in transformations throughout society, impacting the educational sphere. Given this context, this study seeks to analyze how the process of developing a website to raise awareness of responsible water consumption can contribute to the teaching-learning process and to the cognitive and social development of students. To this end, a brief theoretical discussion is carried out on the new information and communication technologies (NTICs), on the HTML language and, subsequently, the experience of the website development at Escola Parque Anísio Teixeira de Ceilândia is reported and discussed. , a complementary service school. The methodology used to achieve the proposed objective is the case study, regarding the nature of the data, this study is qualitative and the technique adopted for data collection is participant observation. Through this study, it was possible to show that the development of a website with the theme of water, as a pedagogical activity that involves the use of NICTs in the classroom, can contribute to the development of the quality of the teaching-learning process, creating and diversifying learning opportunities for learners.
Keywords: New Information and Communication Technologies. Web site. Water