Ver para entender: O turismo pedagógico e sua contribuição para o ensino de Geografia e a Educação Patrimônial no Ensino Médio

Authors

  • Marcos Vinicius Santos Dourado Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte de Goiás - SEDUCE/GO

Keywords:

Geografia, Ensino, Turismo

Abstract

Partindo da necessidade de buscar novas formas para trabalhar o ensino de Geografia de forma contextualizada e diversificada, este projeto estabeleceu por meio do turismo pedagógico uma proposta de ensino que viabilizasse novos conhecimentos para os alunos. Sendo assim, instituiu-se o projeto Ver para Entender que foi executado junto à uma turma do ensino médio. Os caminhos percorridos para obter os dados referentes à qualidade do trabalho realizado foram através da pesquisa-ação. Um questionário semi-estruturado foi aplidcado aos alunos participantes, que após organização, análise e interpretação dos dados, demonstrou que o turismo pedagógico é uma importante ferramenta para o ensino de Geografia e Educação Patrimonial no Ensino Médio, alinhado às saídas de campo que tanto contribuem para a potencialização, através da contextualização dos conteúdos, alinhando teoria e prática.

Palavras-Chave: Geografia. Ensino. Turismo. Educação Patrimonial.

 

Abstract: Starting from the need to find new ways to work the teaching of geography in a contextualized and diversified way, this project sought to establish through pedagogical tourism a teaching proposal that enabled new knowledge for students. Thus, the See to Understand project was established, which was executed with the high school class during the second two-month period of the current school year. The paths used to obtain data on the quality of the work performed were done through action research, and a semi-structured questionnaire was applied to the participating students who, after organizing, analyzing and interpreting the data, showed that pedagogical tourism is an important tool for the teaching of geography, working aligned the field exits that so much contribute to the potentialization through the contextualization of the contents aligning theory and practice.

Keywords: Geography. Teaching. Tourism. Heritage education.

 

Published

2020-08-27