Os saberes do campo na Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional: Articulações possíveis
Keywords:
Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Educação Profissional, Etnografia, Identidade sócio-culturalAbstract
Este relato apresenta reflexões a respeito das possibilidades de utilização da abordagem teórico-metodológica aplicada ao curso Saberes do Campo: formação de pesquisadores na escola em propostas desenvolvidas nas escolas do campo que aderirem aos cursos do Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec) integrados à Educação de Jovens e Adultos. Planejado com o objetivo de formar professores para a realização de pesquisas etnográficas com vistas à identificação da produção artística e cultural das famílias que compõem as comunidades escolares, o curso visa, ainda promover uma aproximação entre escola e comunidade, por meio da articulação entre os saberes identificados na pesquisa com a proposta curricular da unidade escolar. Neste relato são compartilhadas reflexões sobre experiências vivenciadas em três edições do curso e analisadas as possibilidades de oferta de uma nova edição, direcionando os objetivos da pesquisa de campo ao levantamento do perfil sócio-cultural das comunidades do campo e, com base em suas expectativas e necessidades, planejar adequadamente a oferta de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação nas escolas do campo.