Inclusão escolar e social de estudantes da Educação de Jovens e Adultos InterventivaI no Distrito Federal

Authors

  • Tatiana Moura Martins
  • Erlando da Silva Rêses

Keywords:

Educação de Jovens e Adultos Interventiva, Inclusão Social, Educação Básica

Abstract

O objetivo do presente artigo é identificar e refletir sobre a inclusão social de estudantes da Educação de Jovens e Adultos Interventiva em uma escola pública do Distrito Federal. A EJA Interventiva é um programa da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal que tem como objetivo atender jovens e adultos com Transtorno Global do Desenvolvimento e/ou Deficiência Intelectual, que não se adaptaram as classes escolares comuns regulares ou não desenvolveram habilidades acadêmicas e sociais. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, em uma turma da EJA Interventiva com 6 (seis) estudantes, com idades entre 17 e 37 anos. As técnicas utilizadas para realizar a pesquisa compreenderam a observação participante, a análise documental e entrevistas semiestruturadas. A pesquisa revelou que apesar de algumas fragilidades no processo de escolarização dos estudantes, há benefícios no processo de inclusão social para uma vida escolar e social mais ativa e autônoma desses estudantes. Destacamos a importância de adequações necessárias para a permanência destes estudantes na escolarização

Published

2017-05-31