Motivational aspects considered by students at a technical school in the Federal District when choosing a course
Keywords:
Education. , Professional and techinical education. , Motivational aspects.Abstract
Compreender como e por que as pessoas buscam informação para tomada de decisões é questão norteadora para qualquer estratégia de negócio ou de políticas públicas. O presente trabalho buscou identificar os aspectos emocionais envolvidos na escolha do curso técnico ofertado por uma escola técnica pública do Distrito Federal (DF): a Escola Técnica de Brasília (ETB). Para coletar os dados, foi realizada uma enquete e enviado um questionário buscando informações sobre a motivação pelo curso técnico de informática, eletrônica, eletrotécnica ou telecomunicações, e o porquê de ser esta instituição. Para tanto, os meios utilizados foram a rede social Instagram e o serviço de envio de mensagens, o e-mail. A fim de fundamentar o tema, apresentamos um breve histórico da educação profissional e técnica no Brasil até os dias atuais com a discussão da nova reforma do Ensino Médio e alguns pontos breves e importantes para o processo de tomada de decisões. Os resultados obtidos nesta pesquisa apontam que a escolha pelo curso técnico e pela escola pesquisada se justifica, principalmente, pela grande oferta de vagas e pela entrada rápida no mercado de trabalho. Fato este já comprovado em outros estudos que mostram a dualidade entre formação específica e formação geral, na qual os jovens menos favorecidos são inseridos numa massa à mercê de empregos de baixa qualificação, que geralmente oferecem salários menores e condições precárias de trabalho.