Teaching history using a pedagogical approach with scripts and educational games inspired by Norse mythology

Authors

  • George Leonardo Seabra Coelho Universidade federal do Tocantins https://orcid.org/0000-0002-3166-4008
  • Christiano Britto Monteiro dos Santos Universidade Federal Fluminense
  • Patrícia do Nascimento Cesar Universidade Federal Fluminense

Keywords:

History. , Teaching. , Norse mythology. , Educational games.

Abstract

This work consists of a research process aimed at developing a board game in the format of charades and riddles for teaching Norse mythology. The aim is to create a board game for teaching and learning in the classroom and to serve as an example and model of a playful learning activity to motivate and stimulate student participation in the classroom. The methodology employed in the work consisted of three stages: the study of Norse mythology, the difficulty of teaching history today and the creation of educational games to contribute to the teaching of history.

Author Biographies

George Leonardo Seabra Coelho, Universidade federal do Tocantins

Possui graduação - Bacharelado e Licenciatura - em História pela Universidade Federal de Goiás (2006), mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (2010) e doutorado em História pela Universidade Federal de Goiás (2015). Fez estágio pós-doutoral em História na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), na Universidade Federal de Goiás (UFG) e na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Atualmente é Professor Adjunto no curso de Licenciatura em História da UFT-Porto Nacional e coordenador do PPGHispam-UFT. Também é coordenador do Núcleo de estudos Afro-brasileiros da UFT-Porto Nacional.Tem experiência na área de ensino de História, fotográfica, Literatura e História, com ênfase em História do Brasil e Literatura Modernista atuando principalmente nos seguintes temas: discurso e poder, literatura modernista, projetos de integração e pensamento autoritário brasileiro. Também desenvolve pesquisa abordando as relações entre Mídias, tecnologias e História, criador e líder do Grupo de Pesquisa em Mídias, tecnologias e História (MITECHIS). É criador e Editor da revista Convergências: Estudos em Humanidades Digitais (2965-2758) e parecerista em mais de dez periódicos nacionais.

Christiano Britto Monteiro dos Santos, Universidade Federal Fluminense

Doutor em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); integrante da coordenação do History of Games International  Conference Serie.

Patrícia do Nascimento Cesar, Universidade Federal Fluminense

Graduada em História na Universidade Federal Fluminense, formando-se em 2022. Atualmente, estuda Gestão de Mídias Sociais na Estácio e trabalha como Social Media. https://lattes.cnpq.br/4119694153949078

Published

2024-11-08