Formação continuada de professores alfabetizadores e o processo de constituição da profissão docente
Keywords:
profissão docente, formação continuada, práxis docenteAbstract
Este artigo é um recorte da pesquisa de Mestrado em Educação que propõe identificar e analisar as concepções de formação continuada presentes na proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) surge com o objetivo principal de garantir o direito de alfabetização plena a todas as crianças até oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. A formação continuada, um dos eixos do PNAIC se dá em parceria com a Rede de Universidades Públicas que atuam com o apoio do MEC. Nesse sentido, temos investigado quais as concepções estão subjacentes a essa formação continuada, tomando a concepção crítico-emancipadora como elemento articulador entre teoria e prática. Para tanto, apresentamos um breve resumo dessa pesquisa, que se trata da fundamentação histórico-social e as relações e interações das esferas políticas referentes à Formação Continuada de professores alfabetizadores na condição de compreender o processo de constituição da profissão docente.
Palavras-chave: Ensino Híbrido. Personalização do ensino. Tecnologias educacionais.
Continuing education of literacy teachers and the process of constitution of the teaching profession.
Abstract: This article is an excerpt from the Master's in Education research that proposes to identify and analyze the concepts of continuing education present in the proposal of the National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC). The National Pact for Literacy at the Right Age (PNAIC) emerges with the main objective of guaranteeing the right to full literacy for all children up to eight years old, at the end of the 3rd year of elementary school. Continuing education, one of the pillars of the PNAIC, takes place in partnership with the Network of Public Universities that work with the support of the MEC. In this sense, we have investigated which conceptions underlie this continuing education, taking the critical-emancipating concept as an articulating element between theory and practice. Therefore, we present a brief summary of this research, which deals with the historical-social foundation and the relations and interactions of political spheres related to the Continuing Education of literacy teachers in order to understand the process of constitution of the teaching profession.
Keywords: Hybrid Teaching. Personalization of teaching. Educational technologies.