Experiências sonoro-musicais: da pesquisa para a formação continuada de professores no Distrito Federal

Autores

  • Sara Paraguassú Santos do Vale SEEDF

Palavras-chave:

formação continuada, educação musical, currículo

Resumo

Este artigo apresenta a importância da pesquisa e do currículo na constituição de cursos de formação continuada para professores. A pesquisa em questão foi finalizada e apresentada para obtenção do grau de mestrado em 2019, no Departamento de música da Universidade de Brasília, e analisou a parte de música do Currículo em Movimento da Educação Infantil. As análises apontaram importantes caminhos para a estruturação de cursos e oficinas de formação continuada para pedagogos, oferecidas pela pesquisadora, nos Centros de Vivências Lúdicas - Oficinas Pedagógicas, da Subsecretaria de Formação Continuada da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Este texto identifica a pesquisa em currículo, para a formação continuada, como um importante enlace entre as prescrições e uma prática pedagógica efetiva em educação musical, para a educação básica.

Palavras chave: Formação continuada. Educação musical. Currículo.

Sound-musical experiences: from research to continuing teacher education in the Federal District

Abstract: This article presents the importance of research and curriculum in the creation of continuing education courses for teachers. The research in question was completed and presented to obtain a master's degree in 2019, at the Music Department of the University of Brasília, and analyzed the music part of the Curriculum in Movement of Early Childhood Education. The analyzes pointed out important paths for the structuring of continuing education courses and workshops for pedagogues, offered by the researcher, at the Ludic Experiences Centers - Pedagogical Workshops, of the Undersecretary of Continuing Education of the State Department of Education of the Federal District. This text identifies curriculum research for continuing education as an important link between prescriptions and an effective pedagogical practice in music education for basic education.

Keywords: Continuing education. Musical education. Curriculum. 

Downloads

Publicado

2021-08-31