Breves incursões sobre o afastamento das estudantes das aulas de Educação Física no Ensino Médio

Autores

Palavras-chave:

Educação Física, Ensino Médio, Afastamento, Estudantes

Resumo

O estudo possuiu como objetivo identificar os fatores que contribuem para o afastamento das estudantes das aulas de Educação Física no Ensino Médio. A metodologia foi a pesquisa exploratória, descritiva e explicativa com abor-dagem mista (qualitativa e quantitativa) da pesquisa em educação. A produção de informações foi realizada em uma escola pública de Planaltina - DF, envolvendo estudantes matriculadas no 3º Ano do Ensino Médio. Como instrumento, obtivemos o retorno de 19 questionários compostos por dez questões fechadas e abertas. Ao interpelar as estudantes sobre os aspectos negativos das aulas de Educação Física e que favorecem o afastamento, o estudo apontou fatores ambientais, conteúdos tematizados e a utilização de uniforme. Sobre o que deveria ser feito para potencializar as aulas de Educação Física, 68% das estudantes pontuaram melhorias na infraestrutura, 22% mencionaram alterações nas práticas pedagógicas e 10% defenderam o fim da obrigatoriedade das aulas e da utilização de uniforme. Opta-mos deliberadamente por discutir aquele elemento que está sob a incumbência do professor, ou seja, suas práticas pedagógicas. Enfatizamos a imprescindibilidade da diversificação dos conteúdos a serem abordados na escola e de-fendemos diametralmente que todos os conteúdos sejam tratados sincronicamente por todos os estudantes, sempre observando as diversidades culturais, físicas e econômicas. Ademais, entendemos que o progressivo afastamento das estudantes das aulas de Educação Física é sugestionado pelo fato de os conteúdos estarem circunscritos às dimensões procedimentais, sendo assim, não podemos perder de vista a essencialidade de tematizarmos também as dimensões conceituais e atitudinais dos conteúdos.

Palavras-chave: Educação Física. Ensino Médio. Afastamento. Estudantes.

Brief incursions on the withdrawal of students from Physical Education classes in High School

Abstract: The study aimed to identify the factors that contribute to the withdrawal of students from Physical Education classes in high school. The methodology was exploratory, descriptive and explanatory research with a mixed approach (qualitative and quantitative) to research in education. The production of information was carried out in a public school in Planaltina - DF, involving students enrolled in the 3rd year of high school. As an instrument, we obtained the return of 19 questionnaires composed of ten closed and open questions. When questioning the students about the negative aspects of Physical Education classes that favor distance, the study pointed out environmental factors, themed contents and the use of uniforms. About what should be done to enhance Physical Education classes, 68% of students pointed out improvements in infrastructure, 22% mentioned changes in pedagogical practices and 10% defended the end of mandatory classes and the use of uniforms. We deliberately chose to discuss that element that is under the teacher's responsibility, that is, their pedagogical practices. We emphasize the indispensability of diversifying the contents to be covered at school and we diametrically defend that all contents are treated synchronously by all students, always observing cultural, physical and economic diversities. Furthermore, we understand that the progressive distancing of students from Physical Education classes is suggested by the fact that the contents are limited to procedural dimensions, therefore, we cannot lose sight of the essentiality of also thematizing the conceptual and attitudinal dimensions of the contents.

Keywords: Physical Education. High school. Clearance. Students.

Biografia do Autor

Hadamo Fernandes de Souza, SEEDF

Mestre em Educação Física pela Universidade de Brasília – UnB (2020). Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Goiás – UFG (2019) e em Gestão Escolar pela Universidade de Brasília – UnB (2014). Licenciado em Educação Física pela Universidade de Brasília – UnB (2012). É professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF desde 2001, onde atua com o componente curricular de Educação Física para o 3º Ciclo de Aprendizagens da Educação Básica. Ademais, também atua como professor-tutor do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - ProEF e da Licenciatura em Educação Física - UAB/UnB.

Tayanne da Costa Freitas, SEEDF

Doutora no Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE/UnB (2020) Mestre em Educação Física pela Universidade de Brasília (2015). Especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Gama Filho (2010) e em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD pela Universidade Federal Fluminense (2018). Licenciada em Educação Física pela Universidade de Brasília (2004) e em Dança pelo Instituto Federal de Brasília (2013). Atualmente é professora efetiva da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, com atuação na Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar e na Formação de professores nas modalidades presencial e a distância.

Downloads

Publicado

2021-08-31